A Paróquia Coração Imaculado de Maria, criada em 1993 pelo arcebispo emérito Dom Bonifácio Piccinini, nasceu como uma nova unidade de fé e foi desmembrada da Paróquia do Divino Espírito Santo. Inicialmente, englobava quatro bairros de Cuiabá: CPA IV, Jardim Brasil, Bairro Três Barras, Bairro 1º de Março e Jardim Nova Conquista. Na sua fase inicial, a presença dos Padres Redentoristas, especialmente Pe. Miguel, Pe. Edemir e Pe. Paulo, foi fundamental, ao lado das Irmãs Azuis, que mantinham uma comunidade religiosa no CPA IV. Juntos, eles estruturaram uma pastoral de base da paróquia, incentivando os grupos de reflexão nas ruas e promovendo a integração e a espiritualidade dos primeiros paroquianos.
O primeiro pároco da Paróquia Coração Imaculado de Maria foi o Pe. Armando Cavallo, sacerdote da Diocese de Cuneo, que serviu na paróquia até 2008. Ele contou com o apoio incansável do Ir. Magdalena, que visitava diariamente as famílias, contribuindo para a organização pastoral e fortalecimento da vida comunitária. O trabalho pastoral do Pe. Armando marcou profundamente a paróquia, criando uma base sólida para os serviços religiosos e o envolvimento dos fiéis, que reconheciam seu zelo e dedicação.
Em 2007, uma paróquia foi entregue ao Clero Diocesano de Cuiabá, e ao Pe. Deusdédit Monge de Almeida nasceu como primeiro pároco diocesano, auxiliado pelo Pe. Júlio Paulino. Hoje, a Paróquia Coração Imaculado de Maria conta com sete comunidades: São João Batista, São José, São Francisco, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Cosme e Damião, Rainha da Paz e Sagrada Família. A iminente divisão paroquial reorganizará as comunidades, permitindo uma melhor assistência espiritual aos fiéis e fortalecendo o trabalho pastoral que marcou a história da paróquia desde sua criação.
O site da Paróquia traz mais informações.



