O Memorial Papa São João Paulo II, que hoje é o Santuário dedicado ao amado pontífice em Cuiabá, foi erigido em memória à visita do Santo Padre à capital mato-grossense, no ano de 1991. Na ocasião, São João Paulo II celebrou uma missa campal que reuniu milhares de pessoas e, assim, deixou uma marca profunda no coração dos cuiabanos, reforçando os laços de fé e devoção na comunidade católica. Aquele momento histórico contribuiu para a criação de um espaço que registrasse seu legado e testemunho de fé e compromisso com a Igreja e com os pobres.
Com o passar dos anos, o Memorial se tornou ponto de encontro para peregrinos, devotos e fiéis que desejavam honrar e buscar a intercessão de São João Paulo II. Em 2011, foi elevado a Santuário pelo então arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos, com o propósito de intensificar a evangelização e acolher todos os que buscavam vivenciar a espiritualidade e aprender com o exemplo do Santo Papa. Este passo simbolizou o compromisso da Arquidiocese de Cuiabá em preservar a memória e o ensino do pontífice, acolhendo a fidelidade em um espaço sagrado de oração, reflexão e solidariedade.
Hoje, o Santuário São João Paulo II é um dos locais de maior expressão da fé na região da Morada do Ouro, promovendo diversas atividades pastorais, celebrações e eventos em honra ao seu patrono. Além de ser um lugar de devoção, o Santuário também desenvolve projetos que refletem o compromisso de São João Paulo II, com a dignidade humana e também a justiça social. Com uma estrutura que acolhe e evangeliza, o Santuário, ainda em construção para sua ampliação, continua a ser uma referência espiritual para os cristãos cuiabanos e um símbolo da presença amorosa e pastoral da Igreja na vida do povo.