A Arquidiocese de Cuiabá está localizada no Centro Geodésico da América do Sul, em Cuiabá, capital mato-grossense, e é uma das mais antigas e respeitadas instituições da Igreja Católica no Brasil. Sua história remonta ao século XVIII, um período de intensas transformações sociais e culturais no Brasil colonial.
A trajetória da arquidiocese começa em 1745, com a criação da Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, uma prelazia pertencente à Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Naquela época, a cidade de Cuiabá já despontava como um importante centro econômico e cultural devido ao ciclo do ouro. A presença da Igreja foi fundamental para o desenvolvimento da fé católica do seu povo.
Em 1910, a Diocese de Cuiabá foi elevada à dignidade de Arquidiocese pelo Papa São Pio X, destacando-se como metrópole eclesiástica de grande relevância. Ao longo dos anos, a Arquidiocese de Cuiabá passou a ser referência para várias outras dioceses criadas na região, acompanhando o crescimento e a diversificação do povo mato-grossense.
A história da Arquidiocese é marcada por grandes inspirações religiosas, entre bispos e arcebispos, que com sabedoria e zelo pastoral, dedicaram-se ao fortalecimento da fé católica e à promoção do bem comum em nosso Estado. Essa Arquidiocese também possui um celeiro de sacerdotes que já passaram e por aqui foram formados.
Hoje, a Arquidiocese possui 33 paróquias, mais de 400 comunidades, todas distribuídas nos municípios de: Acorizal, Barão de Melgaço, Cuiabá, Jangada, Nobres, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Distrito da Guia.
Nossa Arquidiocese é comprometida com a comunhão sinodal e com o testemunho da paz e do bem. Além disso, somos presença viva e atuante na construção do Reino de Deus, guiados pelo Senhor Bom Jesus de Cuiabá, nosso padroeiro.
Seja bem-vindo(a) ao novo site da Arquidiocese de Cuiabá!
