Ouça agora

Notícias

Doutor em Filosofia: Arquidiocese de Cuiabá celebra título de padre cuiabano

A Arquidiocese de Cuiabá celebra com grande alegria a conquista acadêmica do padre Wagner Stephan de Azevedo. Ele foi aprovado no Curso de Doutorado em Filosofia pela Unisinos, em associação com a Facultés Jésuites, na França, nesta tarde de segunda-feira (9). Padre Wagner Stephan é padre diocesano, cuiabano e esteve na França para aprofundar seus estudos em Filosofia.

A temática abordada pelo sacerdote na defesa de sua tese foi: “Do Indivíduo à Pessoa: Esboço para uma Ética da Consideração na Perspectiva de Paul Ricoeur”. A narrativa foi questionada pelo sacerdote sobre o aspecto ético. Em sua pesquisa, padre Wagner propôs uma análise inovadora, partindo da compreensão do sujeito até alcançar uma reflexão mais ampla sobre a pessoa humana e sua dignidade, com base na ética da consideração de Paul Ricoeur.

A tese está organizada em quatro capítulos distribuídos em 340 páginas. Conteúdo denso, com uma relevância social crítica e com uma conclusão impecável, no domínio do pensamento de Ricoeur. Para finalizar a obra, padre Wagner conclui exemplificando seu pensamento na Parábola do Bom Samaritano.

A banca examinadora foi composta por professores doutores de instituições renomadas: Prof. Dr. Luiz Rohden – Orientador – UNISINOS, Prof. Dr. Cláudio Reichert do Nascimento – Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFBO, Prof. Dr. José Vanderlei Carneiro – Universidade Federal do Piauí – UFPI, Prof. Dr. Inácio Helfer – UNISINOS e Prof. Dr. Castor Mari Martin Bartolomé Ruiz – UNISINOS.

Padre Wagner, que desempenha importante missão pastoral na Arquidiocese de Cuiabá, destacou em suas palavras de agradecimento a Deus, sua família, sua comunidade de fé e todos os que o apoiaram ao longo da jornada acadêmica. “Esse título é fruto de muito esforço, mas, acima de tudo, da graça de Deus, que me sustentou em cada passo”, afirmou emocionado

O arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio da Silva, parabenizou o padre Wagner pela conquista, sublinhando o testemunho de fé, dedicação e serviço que ele oferece à Igreja e à sociedade. “Essa conquista é mérito dele pela dedicação aos seus estudos. A Igreja e a sociedade só tem a ganhar por essa contribuição do padre Wagner a ciência. Agora, desejamos que esse conhecimento seja aplicado na formação e na evangelização, tanto para leigos e leigas quanto para nossos futuros padres”, desejou o arcebispo de Cuiabá.

Padre Wagner tem uma jornada acadêmica notável. Graduou-se em Filosofia pela UNIFACC em convênio com a Universidade Federal de Goiás em 2000 e em Teologia pela Faculdade Católica de Mato Grosso em 2004. Prosseguiu com seus estudos, obtendo um mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana em 2009, e mais tarde, em 2017, um mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso. Agora, em 2024, foi sagrado Doutor em Filosofia pela Unisinos em associação com a Facultés Jésuites – Centre Sèvres de Paris. Parte de seus estudos de doutorado foram realizados em Paris, França, refletindo sua dedicação à busca pelo saber em diversos contextos culturais.

Autor:

Compartilhar:

Tags: