A Arquidiocese de Cuiabá se prepara para a Abertura do Jubileu da Encarnação, no próximo domingo (29), dia da Sagrada Família.
O Ano Jubilar da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, Peregrinos de Esperança, teve início no dia 24 de dezembro, com a Abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro no Vaticano. Hoje (26), o Papa Francisco realizou a abertura da Porta Santa de Rebbibia, na penitenciária de Roma, como ato de misericórdia com os encarcerados.
O Jubileu é um tempo de graça. Ele é um tempo propício para voltarmos nosso olhar para Deus e nos reconciliarmos com Ele, com os irmãos e irmãs, e com a criação., como propõe o Papa Francisco na Bula de Proclamação do Jubileu Spes non confundit
Aqui, a Catedral Metropolitana Senhor Bom Jesus de Cuiabá e mais 3 Santuários: Eucarístico São João Paulo II, Nossa Senhora da Salette e Nossa Senhora Auxiliadora; foram escolhidos para que fiéis, pastorais, movimentos, paróquias e comunidades, possam visitar e peregrinar durante todo o ano de 2025.
A programação inicial está marcada para o dia 29 de dezembro de 2024. Será a Abertura Solene do Jubileu da Encarnação na Arquidiocese de Cuiabá. “Vamos nos concentrar no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora e sair de lá, em procissão, às 8h, em direção a Catedral”, afirmou o arcebispo.
Com o tema: “Peregrinos da Esperança”, somos chamados a testemunhar para todos que, até mesmo nas adversidades, Cristo é a nossa Esperança!
INDULGÊNCIA PLENÁRIA
Para receber a indulgência plenária em ano jubilar, os fiéis devem cumprir algumas condições determinadas pela Igreja. É necessário estar em estado de graça, o que requer a confissão sacramental; participar da Eucaristia e receber a Comunhão; rezar pelo Santo Padre e suas intenções, rezar o Credo, o Pai-Nosso e a Ave-Maria. Além disso, claro, realizar a obra prescrita para a indulgência, como peregrinar até uma das Igrejas Peregrinas de nossa Arquidiocese durante o período de 29 de dezembro de 2024 a 28 de dezembro de 2025, quando se encerra o Ano Jubilar da Encarnação.
A indulgência Plenária pode ser lucrada para o peregrino (1 vez ao dia), se estiver apto com as recomendações acima, ou para as almas do purgatório (2 vezes ao dia).
