A edição de 2025 do Vinde e Vede, maior encontro de Carnaval Católico da Região Centro Oeste, já está sendo organizada com o objetivo de repetir o sucesso dos anos anteriores, fortalecendo a solidariedade como um dos pilares do evento. Marcado para acontecer de 1º a 4 de março na Arena Pantanal, em Cuiabá, o encontro terá como entrada a doação de 1 kg de alimento não perecível.
A iniciativa, que une fé e caridade, segue os passos do Vinde e Vede 2024, que arrecadou 7,5 toneladas de alimentos durante o Encontro. As doações foram destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio das pastorais sociais da Arquidiocese de Cuiabá e entidades beneficentes parceiras.
Dom Mário Antônio da Silva, arcebispo metropolitano de Cuiabá, destacou a importância da ação solidária como parte essencial da vida cristã. “A solidariedade é um gesto concreto de amor ao próximo e um testemunho da nossa fé. A Campanha da Fraternidade 2025, com o tema ‘Fraternidade e Ecologia Integral’, nos chama a cuidar não apenas da criação, mas também uns dos outros. Este é o espírito que queremos fortalecer no Vinde e Vede”, afirmou o arcebispo.
Além de momentos de espiritualidade, formação e celebração, o Vinde e Vede é também uma ocasião para promover a comunhão e o cuidado com os mais necessários. Em 2024, a adesão à campanha solidária foi espontânea e surpreendeu os organizadores. “Sabemos que Vinde e Vede é um evento gratuito e tetemos que as pessoas não fizessem adesão, porém, nos surpreendemos com a generosidade e empenho das pessoas”, destaca Adriano Botelho, coordenador geral do Vinde e Vede.
Para participar do Vinde e Vede 2025, os fiéis poderão contribuir com 1 kg de alimento não perecível como entrada. A arrecadação será realizada na entrada da Arena Pantanal durante os quatro dias do evento. Os alimentos serão destinados a famílias assistidas pelas paróquias e comunidades da Arquidiocese, além de projetos sociais parceiros.
A organização do Vinde e Vede reforça que, àqueles que não puderem contribuir com o alimento, não serão impedidas de entrar e participar da programação. Porém, quem puder, poderá adquirir a sua contribuição no próprio local.