No dia 22 de fevereiro, a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Cuiabá realizou um encontro para articulação e planejamento das atividades do Jubileu dos Presidiários, conforme previsto pelo Papa Francisco no Ano Santo de 2025.
Durante o encontro, foi ressaltada a importância da presença da Igreja junto às pessoas privadas de liberdade, reforçando o compromisso da Pastoral Carcerária como um instrumento de purificação e proclamação da dignidade dos detentos. Inspirada na bula do Santo Padre, a busca pastoral intensificar sua atuação junto aos presidiários, especialmente os enfermos, idosos, cadeirantes e deficientes, possibilitando que também possa lucrar indulgências plenárias por meio de confissão e comunhão.
O Encontro contou com uma participação expressiva de membros da pastoral, que participaram da missão de levar esperança e acolhimento aos encarcerados. De acordo com padre Deusdedit de Almeida, os trabalhos serão realizados na arquidiocese a partir de uma proposta que será elaborada por membros de uma Comissão. “Foi constituída uma comissão provisória responsável pela organização das atividades ao longo do ano, incluindo a definição das datas das celebrações do Jubileu nos presídios, para que todas as pessoas de bem de nossa arquidiocese possam participar, se não presencialmente, com suas orações”, destacou o sacerdote.
Com essa iniciativa, a Pastoral Carcerária reafirma seu papel evangelizador e sua missão de ser um sinal do amor misericordioso de Deus dentro do sistema prisional. Assim que o calendário com a programação estiver completa, será disponibilizada aqui no site da Arquidiocese, na aba de CALENDÁRIO.