Caros irmãos e amigos,
Paz de Cristo.
É de conhecimento que o padre Felisberto Samoel, presbítero desta arquidiocese, passou por uma cirurgia de transplante renal no dia 28 de novembro de 2024, no Hospital Nossa Senhora do Rocio, Campo Largo, região Metropolitana de Curitiba-PR. A previsão de retorno do padre Felisberto era para após 3 meses do procedimento, o que não se concretizou devido à fragilidade de seu quadro clínico.
Nas últimas semanas, padre Felisberto, que está sendo acompanhado pelo padre Daniel, também da nossa arquidiocese, foi surpreendido por mais um quadro de infecção. Sendo assim, para melhor resultado do tratamento, ele foi internado na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, para maior eficácia no tratamento.
Seu caso exige cuidados e persiste um quadro infeccioso que inspira cuidados intensivos, sendo necessária sedação, auxílio de respiração mecânica e diálise. Desde ontem, terça-feira (11), foi suspensa a sedação e espera-se que acorde nas próximas horas, mais tardar amanhã, quinta-feira (13), e esperamos em Deus que não mais precise de auxílio mecânico na respiração.
Hoje (12), o quadro clínico do padre Felisberto apresenta melhoras em relação aos efeitos dos antibióticos sobre a bactéria. Seus índices de creatinina e ureia, que avaliam a função do rim, continuam altos e aspiram cuidados. Por esse motivo, faz-se necessária a diálise diária e não há previsão de alta.
Durante a visita realizada nesta tarde (12), pelo padre Daniel, o sacerdote, que prontamente nos comunica sobre cada passo que tem sido realizado nos últimos meses, nos diz que: padre Felisberto já apresenta alguns estímulos ao conversar com ele. Um bom sinal de que está acordando, progressivamente, conforme o esperado.
Rezemos por este nosso irmão, com confiança na sua plena recuperação e retorno a Cuiabá.
Dom Mário Antonio da Silva
Arcebispo Metropolitano