Ouça agora

Notícias

Nota Oficial: Imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá na Orla do Porto

A Arquidiocese de Cuiabá informa que a imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, padroeiro da Capital Mato-grossense, localizada na Orla do Porto II, foi encontrada caída. A Prefeitura de Cuiabá já está em contato com a Arquidiocese e vai providenciar a fixação da escultura antes do aniversário da cidade, garantindo a preservação deste importante símbolo da fé cuiabana.

A escultura instalada na Orla do Porto é uma réplica da imagem original, mede mais de três metros de altura e pesa cerca de 150 quilos. Entendemos que a fixação realizada anteriormente, com as mudanças climáticas, incluindo ventania e excesso de chuvas, favoreceu a queda. Porém, os parafusos foram serrados. Uma atitude que repudiamos veementemente. A imagem foi criada pelo artista goiano Jânio Borges, morador da Comunidade Morrinho (Santo Antônio), foi produzida em argila e laminada com fibra de vidro, sendo apresentada à Arquidiocese como um presente para a cidade.

A imagem original do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, esculpida em madeira por um artista desconhecido no século XVIII, em Sorocaba–SP, está na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Ela possui: cabelos naturais, oferecidos por um fiel em gratidão a uma graça alcançada, e um cetro de cana-de-açúcar, representando o sofrimento dos trabalhadores nos canaviais do Brasil colonial. A devoção ao padroeiro da capital mato-grossense remete ao momento em que Jesus foi preso, julgado e conduzido à morte.

A Arquidiocese agradece a pronta atenção das autoridades e reitera o compromisso com a preservação dos símbolos religiosos que fazem parte da história e da identidade do povo cuiabano.

Autor:

Compartilhar:

Tags:

Categoria A