O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu, após o falecimento do Papa Francisco, suspender a 62ª Assembleia Geral da CNBB, que estava prevista para acontecer na próxima semana, iniciando no dia 30 de abril e seguindo até 9 de maio.
Dom Mário Antonio, arcebispo metropolitano de Cuiabá, estaria presente nesta Assembleia, que seria realizada no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). A nova data será de 15 a 24 de abril de 2026. Entre as pautas desta Assembleia estava as Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora para a Igreja no Brasil.
“Estava preparado para participar desta Assembleia, que é realizada anualmente, e o Conselho Permanente agiu rapidamente, de forma sábia, e nos comunicando para realização dos cancelamentos e reagendamentos necessários”, diz Dom Mário Antonio, arcebispo de Cuiabá.
O Brasil possui oito Cardeais:Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP),Cardeal João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília (DF) e ex-prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA), Cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM) e Cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB.
