Com a Praça de São Pedro repleta de fiéis e após duas horas de espera, a fumaça preta tomou conta do céu no Vaticano. Isso significa que nenhum candidato alcançou dois terços dos votos necessários para ser eleito Papa. A espera rendeu memes, mais de 45 mil pessoas acompanhando presencialmente, e os olhares do mundo voltados para desse acontecimento histórico para a humanidade.
Quado a escolha do papa é realizada, a fumaça é branca. Pela primeira vez, há um número expressivo de cardeais e, entre eles, votantes que jamais passaram por essa experiência.
“Muitas pessoas estão acompanhando, registrando com os celulares e a imprensa, atenta ao rito, de forma respeitosa e comprometida”, afirma padre Alessandro Barros, sacerdote da Arquidiocese de Cuiabá que mora em Roma e está concluindo seu mestrado.
Amanhã, quinta-feira (8), a primeira votação será por volta das 5h30, no Brasil. Em Mato Grosso começa às 4h30. Já a segunda, logo às 7h, sendo às 6h em Mato Grosso. A terceira votação está prevista para às 12h30, sendo às 11h30 no horário de Mato Grosso, e a quarta, prevista para ser realizada às 14h. Pontualmente, às 13h em Mato Grosso. Além disso, só há previsão de uma fumaça por turno de votação, podendo aparecer às 4h30 ou 6h e 11h30 ou 13h, horários locais.