

Padre Alessandro Barros, que finaliza seu mestrado em Roma, estava presente na Praça de São Pedro, durante esta manhã, e afirmou que havia mais pessoas do que ontem (7), quando deu início ao conclave. “Tem muito mais pessoas aqui e não para de chegar gente. Acredito que o resultado possa ser visto ainda nesta manhã, afirmou o sacerdote por ligação, minutos antes da fumaça branca ser vista.
O anúncio, repentino, foi realizado com alegria e trazendo esperança para todos que aguardavam, ansiosos, pelo novo Papa. O sucessor de Pedro, Papa Leão XIV, é o primeiro agostiniano da história da Igreja a assumir o papado. “Estamos felizes e emocionados com tudo que vivemos nos últimos dias, esperançosos e acolhidos com as palavras do Papa Leão XIV”, destaca o arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antonio.
O arcebispo de Cuiabá ainda reflete sobre como vê esse novo Papado: “não tenho dúvidas de que ele vai continuar o diálogo com a sociedade, como fez Papa Francisco, sem negligenciar o seu pastoreio. Dias de oração, comunhão e obediência”, diz o arcebispo.
Padre Renan Cunha, diretor da Rádio Bom Jesus FM, também mostrou surpresa e alegria por este momento vivenciado na Igreja. “É a primeira vez que acompanho e comunico, enquanto padre e jornalista, aqui na Rádio Bom Jesus, um novo Papa. Sem dúvidas, uma experiência emocionante e gratificante para todos nós, católicos, que acompanhamos papados tão distintos e, ao mesmo tempo, complementares”, ressalta o sacerdote.
Os sacerdotes de Cuiabá devem se preparar para as celebrações eucarísticas, das próximas horas, acrescentando, no rito litúrgico, as orações pelo novo Papa.
