Ouça agora

Notícias

Frei da Paróquia Nossa Senhora do Pantanal está em missão na África

O professor Frei Dimas Solda, da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT), está em missão na República da Guiné-Bissau, onde compartilha seu conhecimento em Sagrada Escritura e Grego Bíblico com seminaristas e padres locais. Esse foi um convite feito pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, pela segunda vez, o religioso estará com membros do Seminário Teológico Interdiocesano Dom Settimio Ferrazzetta, em Bissau, capital do país africano.

Durante sua estadia de um mês, o frei leciona disciplinas como Cartas Católicas, Carta aos Hebreus e Grego Bíblico avançado, contribuindo para a formação teológica de futuros líderes religiosos das dioceses de Bissau e Bafatá. “A realidade daqui é diferente do Brasil. É um país muito pobre em todas as áreas. Falta estrutura e políticas para as pessoas”, diz o religioso que embarcou na semana passada.

De acordo com Frei Dimas, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pantanal, localizada em Várzea Grande, apesar do calor semelhante ao de Mato Grosso, as condições, mesmo não favorecendo o aprendizado, impressionam. “Temos o calor de 40º, falta de estrutura e ventiladores que funcionem, por exemplo, mas temos a disciplina e comprometimento dos seminaristas; são muito estudiosos”, destaca Frei Dimas.

O objetivo da viagem missionária é para haver o fortalecimento da Igreja local. “Poder compartilhar o conhecimento da Palavra de Deus e das línguas bíblicas com os seminaristas africanos é uma experiência enriquecedora, me sinto útil”, afirma o Frei.

Além das atividades acadêmicas, Frei Dimas também participa de celebrações religiosas, como missas, ações pastorais e educacionais. A união dos continentes, por ações como esta, enriquece a cultura entre os povos, o dinamismo na educação e representa não apenas um intercâmbio acadêmico, mas também um gesto de solidariedade e apoio à Igreja na Guiné-Bissau.

Autor:

Compartilhar:

Tags:

Categoria A