
Nascido e criado em Cuiabá, em meio à presença constante dos salesianos, o futuro padre viveu um processo de conversão profunda em 2014. A partir daquele momento, sua relação com a fé se transformou. “Comecei a viver mais intensamente a fé católica. Deus foi tocando meu coração para uma entrega total”, conta diácono Renan Melo, que será ordenado sacerdote neste sábado (31), às 18h, no Rincão do Meu Senhor, em Várzea Grande.
Dois anos depois, em 2016, Renan participou de um encontro vocacional. No ano seguinte, ingressou no seminário Cristo Rei, em Várzea Grande. A certeza do chamado, no entanto, só se firmou com o tempo. “Sabia que queria me entregar a Deus, mas não sabia se seria como sacerdote. O discernimento veio no seminário, onde fui compreendendo a vontade de Deus.”
Sem uma paróquia fixa durante a vida, frequentou comunidades como Nossa Senhora de Fátima, Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá e, por fim, servia e participada no Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho. A experiência pastoral também foi variada. Participou de ações arquidiocesanas e, mais recentemente, intensificou os trabalhos em preparação para a ordenação.
Os pais, segundo ele, acolheram a decisão com serenidade. “Minha mãe já percebia o que Deus estava fazendo. E era seu sonho ter um filho padre. E foi algo natural! Houve questionamentos, mas com o tempo tudo se confirmou.”
Na véspera da ordenação, o sentimento é de paz. “Foi um discernimento longo. Hoje, estou tranquilo. É mais uma etapa na caminhada de entrega total a Cristo e ao seu povo.” Diácono Renan tem um irmão, quatro anos mais velho, que mora fora do Brasil e estará presente na Ordenação de seu irmão, hoje, às 18h, no Rincão do Meu Senhor.
A ordenação é vista pelo diácono, segundo padre Renan da Arquidiocese de Cuiabá, como continuação de um amor que sempre guiou sua vida. “No fim das contas, é isso: amar o Senhor, amar o povo. Servir com alegria.” Aqueles que não puderem acompanhar presencialmente, são convidados a prestigiar a celebração pelas redes sociais da Canção Nova Cuiabá e também pela Rádio Bom Jesus FM 92,7.