
A Arquidiocese de Cuiabá promoveu, neste dia 7 de junho, a primeira formação arquidiocesana voltada à comunicação. O encontro ocorreu na Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Várzea Grande, especificamente no CEPAC – Centro Pastoral Padre Aldacir – e reuniu agentes de pastoral de diferentes comunidades da região.
A formação foi conduzida pela assessora de comunicação arquidiocesana, a jornalista Simone Guedes. O objetivo foi capacitar os voluntários que atuam na divulgação das ações da Igreja, nas redes sociais, liturgias e nos meios comunitários. Temas como linguagem, uso responsável das redes digitais e ética cristã na comunicação e sinodalidade, foram abordados.
Segundo os organizadores, a proposta é iniciar um projeto de formação contínua, na comunicação, como ferramenta de evangelização. “Precisamos comunicar a verdade com caridade, com compromisso com a missão e com o Evangelho”, disse padre Otoniel Pequeno, que acompanha a pastoral na paróquia que acaba de celebrar as festividades em honra a padroeira.
Além de palestras e oficinas práticas, o encontro permitiu a troca de experiências entre os participantes. Muitos atuam de forma voluntária na produção de conteúdo para postagem nas redes sociais, nas transmissões de missas e atualização das páginas paroquiais.
A Paróquia Nossa Senhora da Guia, uma das mais antigas da cidade, foi escolhida para sediar o evento por sua localização estratégica e pela atuação destacada na área da comunicação. O encontro também marcou o início de um calendário formativo que deve se estender a outras regiões da arquidiocese ao longo do ano.
Para os participantes, a formação reforçou a importância do diálogo e da clareza na missão da Igreja. “Hoje, comunicar é evangelizar. E precisamos estar preparados para isso”, afirmou uma agente pastoral de Várzea Grande.
A próxima formação está prevista para ocorrer em Cuiabá, ainda neste semestre, no próximo dia 28 de junho, com apoio da Rádio Bom Jesus FM, para abordar a comunicação como forma de missão.