Em 15 de agosto de 1981, um sábado, falecia Dom Orlando Chaves. Hoje (15), dia da Assunção de Nossa Senhora, recordamos com gratidão e saudade os 44 anos do falecimento de nosso arcebispo que tanto fez por esta Arquidiocese. Sua vida, dedicada ao Evangelho e ao serviço do povo de Deus, continua sendo luz e inspiração para todos nós.
Exemplo disso, é a Rádio Bom Jesus FM, que neste mês de agosto vai completar 66 anos de atividade. Um projeto de evangelização que nasceu do coração de Dom Orlando e está conosco, 24h por dia, com uma programação catequética, evangelizadora e de muita qualidade.
Natural de Campina Verde (MG), nascido em 17 de fevereiro de 1900, Dom Orlando ingressou na Congregação Salesiana e foi ordenado padre em 10 de julho de 1927. Ele foi nomeado bispo de Corumbá em 29 de fevereiro de 1948 e foi sagrado em maio daquele ano.
Em 18 de dezembro de 1956, Dom Orlando foi elevado ao cargo de arcebispo metropolitano de Cuiabá. Durante seu episcopado, foi responsável pela construção da nova Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Também foi o criador do Seminário Cristo Rei, de inúmeras paróquias, e fundou a Congregação das Irmãs Missionárias do Bom Jesus, entre tantas outras obras significativas que ficam para história da Arquidiocese.
No dia de hoje, louvamos a Deus por tantos feitos em nossa Arquidiocese que, hoje, colhe os frutos de ações concretas deixadas por Dom Orlando.

