Ouça agora

Notícias

BISPOS DE MATO GROSSO REUNIDOS EM RONDONÓPOLIS FORTALECEM O ESPÍRITO DE COMUNHÃO

Os Bispos das Dioceses mato-grossenses que compõem o Regional Oeste 2 da CNBB, estiveram reunidos na cidade de Rondonópolis-MT desde a última segunda-feira, dia 15/09/2025, para três dias de reunião e convivência. O encontro dos bispos do Regional, que ordinariamente acontece duas vezes ao ano, é sempre uma experiência de unidade do episcopado e fortalece a fraternidade e a comunhão espiritual e pastoral.

Segundo Dom Maurício Jardim, bispo anfitrião e vice-presidente do Regional, o encontro dos bispos “foi marcado pela unidade e pela fraternidade episcopal com enfoque nos caminhos da missão apontados pelo Instrumento de Trabalho das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. A nossa comunhão é a expressão de que não caminhamos isolados, cada bispo na sua diocese, mas temos esses momentos fortes que expressam a nossa unidade episcopal”. E ressaltou ainda, “em Cristo somos um”.

Falando sobre a pauta desenvolvida nesses dias, Dom Jacy Diniz, bispo de Cáceres e atual secretário, relatou que, além de rezarem e celebrarem juntos, puderam “compartilhar sobre as realidades de cada diocese com suas fortalezas e desafios, e também retomar e refletir assuntos importantes do cenário eclesial e social”.

Embora o encontro tenha sido dos bispos, Dom Vital Chitolina, atual presidente do Regional e bispo de Diamantino, fez questão de dizer que nesses dias, os “acompanhou a comunhão com suas respectivas Igrejas Locais, e que nas orações e no coração paterno e pastoral dos bispos, estava muito presente todo o Povo de Deus: os presbíteros, diáconos, seminaristas, consagrados e consagradas, leigos e leigas”. Também expressou, em nome dos demais, o reconhecimento e agradecimento a todos que, na vivência do seu batismo e também pelas motivações e exigências de sua própria vocação, dão testemunho da caridade do Evangelho, dedicam-se nas suas comunidades e vivem a comunhão com seus bispos.

Dom Neri Tondello, bispo de Juína, destacou a vivência da sinodalidade entre os bispos também nesses momentos de encontro, reflexões e convívio. E que vê como sinal de esperança “as pautas e compromissos comuns que são assumidos de forma colegiada por todos”.

Um destaque importante feito por Dom Canísio Klaus, bispo de Sinop, foi sobre a retomada que fizeram nesses dias, da unidade em torno da “compreensão eclesiológica a partir do Concílio Vaticano II, bem como da comunhão com a CNBB e com o Santo Padre, o Papa”.

Os bispos também se dedicaram a falar sobre o Instrumento de Trabalho das Diretrizes Gerais em construção. E apontam como grande tarefa eclesial que envolverá todos os Discípulos Missionários de Jesus, “o alargamento do espaço das nossas tendas, a fim de que as nossas comunidades sejam sempre mais acolhedoras, inclusivas e configuradas a Cristo-Pastor”, ressaltou Dom Paulo Renato, bispo de Barra do Garças.

Recordando os grandes ensinamentos deixados pelo Papa Francisco e acolhendo as reflexões do Papa Leão XIV, os bispos nessa semana, a partir da centralidade de Jesus Cristo, reafirmaram o seu compromisso de continuarem sendo pontes que ligam a Deus e aos irmãos, “empenhados no anúncio do Evangelho, na salvação de todas as pessoas e no cuidado da Vida, especialmente dos mais pobres, sofridos e descartados”, enfatizou Dom Mário Antônio, arcebispo de Cuiabá, lembrando do serviço à Vida Plena e do cuidado da Casa Comum.

Na programação houve também um momento bastante especial, vivido com a comunidade local. Na noite da terça-feira, dia 16, os bispos concelebraram a Santa Missa na Catedral Santa Cruz com vários padres, e com a participação de religiosos e religiosas e fiéis leigos e leigas da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Segundo os bispos, foram dias muito produtivos e de demonstração da unidade entre as dioceses do Regional. Também externaram a alegria pela presença de Dom Derek John, bispo emérito de Primavera do Leste-Paranatinga.

Rezemos pelos nossos pastores e pelas nossas Igrejas Diocesanas. E prossigamos juntos, como Peregrinos de Esperança!
Com informações: Pe. Reinaldo Braga Júnior | Secretário-Executivo do Regional O2
Fotos: Assessoria de Comunicação da Diocese de Rondonópolis/Guiratinga – MT

Autor:

Compartilhar:

Tags:

Categoria A