O arcebispo metropolitano, Dom Mário Antonio, lançou hoje (11), o decreto de Portaria n.º 069/2024 que determina quais serão as Igrejas da Arquidiocese de Cuiabá, contempladas para realizarem atividades de celebrações para o Ano Jubilar da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas, o que é Jubileu?
O Jubileu é um tempo de graça. Ele é um tempo propício para voltarmos nosso olhar para Deus e nos reconciliarmos com Ele, com os irmãos e irmãs, e com a criação., como propõe o Papa Francisco na Bula de Proclamação do Jubileu Spes non confundit
Aqui, a Catedral Metropolitana Senhor Bom Jesus de Cuiabá e mais 3 Santuários: Eucarístico São João Paulo II, Nossa Senhora da Salette e Nossa Senhora Auxiliadora; foram escolhidos para que fiéis, pastorais, movimentos, paróquias e comunidades, possam visitar e peregrinar durante todo o ano de 2025.
A programação inicial está marcada para o dia 29 de dezembro de 2024. Será a Abertura Solene do Jubileu da Encarnação na Arquidiocese de Cuiabá. “Vamos nos concentrar no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora e sair de lá, em procissão, às 8h, em direção a Catedral”, afirmou o arcebispo.
Com o tema: “Peregrinos da Esperança”, somos chamados a testemunhar para todos que, até mesmo nas adversidades, Cristo é a nossa Esperança!
INDULGÊNCIA PLENÁRIA
Para receber a indulgência plenária em ano jubilar, os fiéis devem cumprir algumas condições determinadas pela Igreja. É necessário estar em estado de graça, o que requer a confissão sacramental; participar da Eucaristia e receber a Comunhão; rezar pelo Santo Padre e suas intenções, rezar o Credo, o Pai-Nosso e a Ave-Maria. Além disso, claro, realizar a obra prescrita para a indulgência, como peregrinar até uma das Igrejas Peregrinas de nossa Arquidiocese durante o período de 29 de dezembro de 2024 a 28 de dezembro de 2025, quando se encerra o Ano Jubilar da Encarnação.
A indulgência Plenária pode ser lucrada para o peregrino (1 vez ao dia), se estiver apto com as recomendações acima, ou para as almas do purgatório (2 vezes ao dia).
DECRETO SOBRE AS IGREJAS DE PEREGRINACAO NO ANO JUBILAR
