
A Arquidiocese de Cuiabá realizará, no próximo dia 28 de dezembro, o encerramento do Ano da Encarnação, tempo especial de graça vivido pela Igreja para aprofundar o mistério do Verbo que se fez carne e habitou entre nós. A data será marcada por celebrações nos quatro pontos de peregrinação e indulgência instituídos na Arquidiocese, reunindo fiéis, comunidades e peregrinos em um momento de ação de graças, fé e renovação espiritual.
Durante o Ano da Encarnação, a Igreja particular de Cuiabá foi convidada a contemplar, de modo mais intenso, o amor de Deus que se manifesta na proximidade, na simplicidade e na vida concreta do povo. Ao longo deste período, milhares de fiéis participaram de peregrinações, celebrações penitenciais e momentos de oração, buscando a indulgência e fortalecendo a vivência cristã, especialmente a partir do compromisso com a caridade, a reconciliação e a esperança.
“Teremos quatro celebrações, no dia 28, nos quatro locais que, desde dezembro do 2024, foram instituídos como locais para peregrinação. A Missa de Encerramento do Ano Jubilar da Encarnação, será às 19h, na Catedral, todos são convidados”, afirma o arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antonio.

O Santuário Nossa Senhora da Salette, receberá o arcebispo, Dom Mário Antonio, no dia 28 de dezembro, às 7h, para a celebração da Solenidade da Sagrada Família. Várzea Grande foi um dos pontos que mais recebeu a visita de peregrinos, em 2025. Os peregrinos saiam em grupos ou individualmente, de suas paróquias, em direção ao bairro Costa Verde, em Várzea Grande, para rezar com toda a comunidade local.
No mesmo dia, às 10h, Dom Mário celebrará no Santuário Eucarístico São João Paulo II. A Paróquia, dedicada a São João Paulo II, e que recebeu a presença do Santo na década de 90, foi um dos pontos de peregrinação em que teve atividade permanente durante todo o ano.
Já o Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, administrado pelos padres Salesianos, terá a celebração da Solenidade da Sagrada Família realizada às 17h. Selando, assim, as atividades que foram de extrema necessidade e importância para a vida missionária de muitos fiéis da Arquidiocese de Cuiabá.
A celebração de encerramento, às 19h, que marcará o fim do Ano da Encarnação proclamado pelo Papa, será na Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá. “Os fiéis são convidados para participar de ao menos uma dessas celebrações, conosco, para podermos concluir o Ano da Graça de Deus, sobre nós, em comunhão com a Igreja no mundo inteiro”, destaca o arcebispo.
Ao concluir o Ano da Encarnação, a Arquidiocese de Cuiabá reafirma que este tempo não se encerra apenas como um calendário litúrgico, mas permanece como um compromisso permanente de testemunhar um Deus que caminha com o seu povo, que se faz próximo dos pobres, dos sofredores e de todos aqueles que buscam sentido e esperança.
Solenidade da Sagrada Família e Encerramento do Ano Jubilar
Nossa Senhora da Salette, às 7h.
Santuário Eucarístico São João Paulo II, às 10h
Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, às 17h
Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá, às 19h