

Dom Mário Antônio da Silva, arcebispo de Cuiabá, participa nesta semana do Encontro do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), realizado em Bogotá, na Colômbia. A reunião reúne bispos de diferentes países para refletir sobre a missão da Igreja no continente e os desafios pastorais diante das transformações sociais e culturais da região.
O Papa Leão XIV enviou uma mensagem aos participantes e destacou três eixos fundamentais para a ação pastoral: o anúncio do Evangelho, a defesa dos povos amazônicos e a preservação da casa comum. O Pontífice recordou que a evangelização deve oferecer “o pão fresco da Boa Nova e o alimento celeste da Eucaristia”, mas também precisa se traduzir em compromisso contra a injustiça social.
O encontro, que segue até quarta-feira, 20 de agosto, discute questões como o fortalecimento da presença missionária da Igreja, a valorização das culturas locais e a urgência da preservação ambiental. Mais de 90 bispos de 76 jurisdições eclesiásticas da América Latina participam dos debates, que também abordam o papel da Ceama (Conferência Eclesial da Amazônia) no acompanhamento pastoral da região.
Dom Mário participa ativamente das discussões que tratam da realidade amazônica. Segundo a organização, vivem na área mais de 33 milhões de pessoas, entre indígenas, ribeirinhos, camponeses e afrodescendentes. A mensagem papal reforça que o cuidado com o meio ambiente é um “direito e dever” confiado por Deus. “Ninguém deve destruir irresponsavelmente os bens naturais que falam da bondade e beleza do Criador”, afirma o texto, encerrado com a bênção apostólica.
Este é o primeiro encontro episcopal da região após o Sínodo para a Amazônia, realizado em 2019, e a publicação da exortação apostólica Querida Amazonia . O evento também simboliza a continuidade do caminho sinodal que levou à criação da Ceama, em 2021.