No dia 5 de abril de 2025, a Arquidiocese de Cuiabá vai celebrar 115 anos de sua elevação a arquidiocese, marcando uma história de evangelização, compromisso pastoral e também de crescimento da Igreja em Mato Grosso. Os fiéis da Arquidiocese de Cuiabá são convidados a participar da Celebração da Santa Missa de Ação de Graças, que será presidida por Dom Mário Antonio, arcebispo metropolitano, no próximo sábado, na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, às 18h30.
“Faremos uma celebração bonita para dar graças por todos os que passaram por essa Diocese, elevada desde 1910 à Arquidiocese”, destaca dom Mário Antonio.
A Diocese de Cuiabá foi criada em 6 de dezembro de 1745, pelo Papa Bento XIV, sendo desmembrada da Diocese do Rio de Janeiro. Contudo, foi apenas em 5 de abril de 1910 que o Papa Pio X a elevou à condição de arquidiocese, consolidando-a como a primeira Província Eclesiástica de Mato Grosso.
Também foi em 1910, com a Bula Novas Contituere, que a Corumbá -MS, passou a ser Diocese. Deixando, assim como Cáceres – MT, de fazer parte da Diocese de Cuiabá, elevada a Arquidiocese, na mesma Bula.
A Arquidiocese de Cuiabá tem desempenhado um papel essencial na propagação da fé, na contribuição para a formação de novas dioceses e na atuação social da Igreja em todo Estado de Mato Grosso. Foi com todos esses anos que a Arquidiocese de Cuiabá viu e acompanhou a expansão da Igreja em várias regiões do Estado, consequentemente, o favorecimento para o desenvolvimento de novas dioceses.
Hoje, a Arquidiocese de Cuiabá é conduzida por Dom Mário Antonio da Silva. Ela possui 33 paróquias e quase 400 comunidades. A Santa Missa Solene na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, será um marco para o início das festividades que antecede a programação de aniversário da Capital.
A celebração também será um momento de reconhecimento da história eclesial, da atuação missionária e do compromisso social da Arquidiocese. Cuiabá também é celeiro para novas vocações. Os seminaristas do Seminário Cristo Rei e do Seminário Propedêutico Imaculada Conceição, estarão conosco celebrando, com alegria, essa data que faz parte da história da Igreja em Mato Grosso.
Os fiéis são convidados a participar da celebração, renovando o compromisso com a fé, especialmente neste período quaresmal, e com o compromisso evangelizador marcado pela contribuição de tantas pessoas, nessa caminhada da Arquidiocese de Cuiabá ao longo desses 115 anos.
