Ouça agora

Notícias

Arquidiocese inicia atividades para criação de nova paróquia na saída para Chapada

Reunião realizada na Comunidade Nossa Senhora Aparecida

A Arquidiocese de Cuiabá está atuando na demarcação das comunidades e na possível criação de novas paróquias, nas localidades mais afastadas do centro da cidade. A Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, administrada pelos padres Jesuítas, atende mais de 20 comunidades, entre a área urbana e rural, e está passando pela fase de desmembramento e atendimento de Área Pastoral. Isso significa que uma organização provisória será instalada para acompanhamento de perto das comunidades que necessitam de auxílio pastoral, o que permite, no futuro, a ereção de uma paróquia.

Padre José Pereira, reitor do Seminário Propedêutico Imaculada Conceição, foi escolhido como responsável pastoral dessa região, que fica localizada na saída para Chapada dos Guimarães. Além dele, padre Raul Berto, vice-reitor do Seminário Cristo Rei e diretor-executivo da Fundação Bom Jesus de Cuiabá, passa a coordenar, em conjunto com padre José, essa Área Pastoral.

O arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antonio, se reuniu com as lideranças das 12 comunidades que passam a integrar essa Área Pastoral, na última terça-feira (22), e anunciou a instalação dessa etapa provisória que inicia no mês de agosto, na Arquidiocese de Cuiabá.

A Área Pastoral abrange as seguintes comunidades: Nossa Senhora das Dores, localizada no bairro Jardim Florianópolis; Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Jardim Vitória; Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Jardim Vitória; Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada no bairro Novo Paraíso; São João Batista, localizada no bairro Jardim União; Santa Luzia, localizada no bairro Novo Paraíso I; Bom Jesus, localizada no bairro Novo Paraíso II; Nossa Senhora Assunção, localizada no bairro Barreiro Branco; Santa Emilie de Villeneuve, localizada no bairro Terra Prometida, além das comunidades rurais: Nossa Senhora do Rosário, na região do Coxipó do Ouro; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Arraial dos Freitas; e Santo Inácio, na região do Rio dos Peixes.

Para Dom Mário, a prioridade nessa fase é o acompanhamento ao trabalho e missão pastoral das comunidades. “Queremos novas paróquias, mas entendemos que essas comunidades necessitam de assistência pastoral, missas regulares e atendimento aos sacramentos; aí, sim, após essa fase estabelecida, caminhamos para uma ereção paroquial”, destaca o arcebispo.

Padre Pedro Canísio, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, está acompanhando as comunidades, juntamente com os padres diocesanos, e fazendo com que esse processo seja acolhido pela Igreja local de forma harmoniosa. “É importante ressaltar que nossas comunidades não estão sendo abandonadas ou divididas; mas acolhidas e acompanhadas ainda mais de perto, por mais padres. Assim, a frequência aos sacramentos, a qual é o que importa, cheguem as famílias assistidas”, ressalta o sacerdote.

A celebração da Santa Missa de apresentação dos padres que farão o acompanhamento da Área Pastoral será no dia 1º de agosto de 2025, às 19h30, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jardim Vitória.

Autor:

Compartilhar:

Tags: