A Audiência Pública foi realizada nesta manhã (14), na Câmara Municipal de Cuiabá, e contou com a presença e participação da sociedade. O arcebispo metropolitano, Dom Mário Antonio, destacou a importância da criação e do cuidado integral, com a criação, não apenas em 2025, mas como compromisso para a vida.
“Deus viu que tudo era muito, muito bom! E temos que inserir essa realidade em nossas vidas, zelando pelo cuidado com o bem-comum”, reforça o arcebispo.
Além disso, Dom Mário destacou o papel da Igreja Católica com a criação, a beleza e as práticas que podem ser inseridas em nosso dia-a-dia. Estiveram presente os vereadores Mário Madaf, Dilemario Alencar, Maria Avalone, Fred Gaiva e Dra Mara. Também as autoridades do município e do estado, relacionados ao Meio Ambiente, e os padres Elenildo, da Canção Nova, Diogo Monteiro, secretário do arcebispo, e o padre secretário – executivo do Regional CNBB Oeste 2, padre Reinaldo Braga.
Durante a Audiência Pública, padre Reinaldo destacou a necessidade de conciliar compromisso e compaixão. “Duas palavras que não podem faltar quando falamos de compromisso com o bem-comum são: compromisso e compaixão. Só assim conseguiremos cooperar com este grande processo que garante condições para fazermos a diferença”, afirma o sacerdote.
Membros da Pastoral da Ecologia Integral participaram da Audiência e, com plenário lotado, ouviram as exportações das autoridades presente, como destaca o senhor Juaci, coordenador da PEI na Arquidiocese de Cuiabá.
“Temos este dia como Tributo ao Papa Francisco. Precisamos ler e conhecer os documentos do Papa Francisco e difundir em todos os espaços públicos as práticas de cuidados com a Casa Comum”, diz o professor e articulista.
Na manhã de hoje também foram apresentadas propostas, da sociedade, para recuperação das áreas verdes de Cuiabá, sobre reciclagem e coleta seletiva, entre outras ações que serão transformadas em um documento que será encaminhado para o executivo municipal.