O serviço de chanceler é de suma importância em uma arquidiocese. Em Cuiabá, padre Luilson Sávio é o responsável por cuidar da documentação oficial da Igreja local. Ele produz, registra e conserva os documentos eclesiásticos, como atas, decretos, nomeações, batismos e casamentos. Também cabe a ele autenticar com sua assinatura os atos administrativos do arcebispo, garantindo sua validade canônica e jurídica.
Em 2024, uma centena de projetos foram realizados na Arquidiocese de Cuiabá. Ao menos 20 traduções de bulas pontifícias, diversos protocolos matrimoniais e cerca de 40 retornos as paróquias e escolas católicas referente a sacramentos.
Além disso, o chanceler zela pelo arquivo da cúria, mantendo a organização e segurança dos registros históricos e administrativos. Atualmente, o arquivo da Arquidiocese de Cuiabá está fechado e em processo de organização. Sendo assim, as buscas por documentos antigos, geralmente utilizados para compor processos de dupla cidadania, por exemplo, estão suspensas por tempo indeterminado.
Padre Luilson é vigário na Paróquia Sagrada Família, no bairro Carumbé. Ele atua como conselheiro do arcebispo em questões legais e canônicas, contribuindo para o bom funcionamento da vida pastoral e administrativa da arquidiocese e, em 2024, realizou diversos protocolos matrimoniais, como licenças para casamento religioso sem o casamento civil, dispensa de disparidade de culto, dispensa de mista religião e certidões.
O trabalho de chancelaria é discreto, extremamente necessário e preciso. Esse encargo minucioso é acompanhado nas Ordenações, por exemplo, durante as leituras das atas, nas promulgações de decretos, entre outras atividades que são veiculadas ou não pelos canais oficias da arquidiocese.
