
A Arquidiocese de Cuiabá adotou um novo formato para os encontros do clero. Neste mês de junho, a reunião dos sacerdotes foi descentralizada e aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Guia – Coxipó, com a presença de mais de 70 sacerdotes. A proposta, idealizada pelos próprios padres, busca promover maior integração e proximidade com as comunidades locais.
Nesta terça-feira (3), a reunião foi de acolhida para os novos presbíteros, ordenados no último sábado (31). Padres Cauê, Renan Melo, Oscar, Jefferson e Gabriel, compareceram à reunião com os demais sacerdotes da Arquidiocese de Cuiabá.
“Esse momento de comunhão é importante para nós. Os novos padres e os padres mais experientes, juntos, vivendo a realidade do outro, fraternalmente”, afirmou Dom Mário, destacando o espírito de unidade e partilha que a nova dinâmica busca fortalecer.


A proposta servir para que os padres conhecessem mais da história da Paróquia Nossa Senhora da Guia, administrada pelo padre Salesiano Marcelo Fujimura. A diversidade das realidades pastorais da Arquidiocese, composta por dezenas de paróquias urbanas e rurais, também é um ponto importante para o arcebispo, que já convidou a todos para os próximos encontros formativos que serão realizados na Arquidiocese de Cuiabá.
Ao levar os encontros diretamente às comunidades, os sacerdotes têm a oportunidade de conhecer os desafios enfrentados por cada região, como destacou padre Raul Berto, diretor-administrativo da Fundação Bom Jesus de Cuiabá, com as propostas de auxiliar na base os projetos sociais das paróquias.
A próxima reunião do clero será realizada no mês de agosto, quando os padres também se preparam para celebrar o Dia do Padre.