Ouça agora

Clero

Compartilhar:

Padre Aloir Pacini – SJ

Paróquia:

Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Data de nascimento:

16/07/1964

Cidade Natal:

Ordenação:

07/12/1996

Ordenante:

Função:

Vigário

História do Padre:

Padre Aloir Pacini é Jesuíta, possui graduação (Bacharelado) em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), graduação (Bacharelado) em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1996), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Museu Nacional (1999) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é servidor público – professor associado I, lotado no Departamento de Antropologia – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, professor orientador do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Além disso, o sacerdote tem experiência na área de Antropologia, com ênfase na Etnologia Indígena (pesquisas com Chiquitanos, Rikbaktsa, Manoki, Apiaká, Kawaiwete (Kayabi), Boe (Bororo), Xavante, Haliti (Pareci), Kysedje (Tapayuna e Suyá) Terena, Guarani etc.), nas Comunidades tradicionais e Quilombolas. Suas pesquisas focam especialmente o território tradicional (águas), fronteiras, relações com os Estados Nacionais, Missões e “fricções interétnicas). A Antropologia social e cultural deu oportunidade para a elaboração de laudos antropológicos para a Justiça Federal, mas a pesquisa com os Chiquitanos tem maior produção acadêmica dentro da Linha de Pesquisa do DAN: Etnicidades, Territorialidades e Cosmologias.

Padre Aloir atua na Arquidiocese de Cuiabá, na Paróquia do Rosário e São Benedito, com os povos indígenas e especialmente nas ações que envolve os estrangeiros venezuelanos, que migraram para nosso estado em busca de uma nova possibilidade de vida e dignidade humana.

Conheça nosso clero