Ouça agora

  • Início
  • /
  • Padre Deusdedit Monge de Almeida

Clero

Compartilhar:

Padre Deusdedit Monge de Almeida

Paróquia:

Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Data de nascimento:

09/08/1954

Cidade Natal:

Poconé - MT

Ordenação:

02/07/1980

Ordenante:

Papa São João Paulo II

Função:

Vigário Geral e Cura Metropolitano

História do Padre:

O sacerdote é filho de Jorge Evangelista Mendes e Francisca Catarina da Silva Mendes, é o filho caçula de uma família numerosa de 11 crianças. Padre Deusdedit nasceu em 9 de agosto de 1954, no Sítio Barreirinho, região rural da cidade de Poconé – MT. Aos 12 anos, padre Deusdedit foi para o Seminário Cristo Rei, em Várzea Grande, iniciar seus estudos, no ano de 1966.

Na década de 70, padre Deusdedit foi para o Instituto Pedagógico São Vicente, em Campo Grande – MS, concluir o segundo grau com os padres Salesianos. Em 1974, o sacerdote retornou para Cuiabá e lecionou no Seminário Cristo Rei. Foi professor de: História, Matemática, Práticas Agrícolas e Música. Em 1977, padre Deusdedit foi estudar no Instituto Pio XI – SP, e se tornou bacharel pela Faculdade Salesiana de Roma.

Padre Deusdedit foi ordenado sacerdote no Rio de Janeiro, no estádio do Maracanã, em 02 de julho de 1980. Ele foi ordenado pelo Papa São João Paulo II durante sua primeira visita ao Brasil. Em Cuiabá, o padre foi auxiliar na Catedral Senhor Bom Jesus, assim que retornou de São Paulo.

Outro fato importante foi assumir a Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Cuiabá. O que o fez buscar aprofundamento catequético e planejamento pastoral no CELAM (Conselho Episcopal Latino Americano). Nesta época, padre Deusdedit também assumiu a direção do Seminário Cristo Rei, sendo o primeiro padre Diocesano nesta função e também vigário da Paróquia da região do Grande Cristo Rei.

Atendendo a um convite de Dom Bonifácio (In Memoria), foi escolhido para assumir a missão de substituir o Vigário Geral da Arquidiocese de Cuiabá, padre Pedro Cometti.

Além disso, padre Deusdedit já foi Pároco na Paróquia São José Operário, em Cuiabá, por duas oportunidades, cerca de 14 anos de história. Ele também atuou como pároco na paróquia São João Bosco, na Paróquia Nossa Senhora da Guia, no Distrito da Guia, e pela falta de padre na época, assumia compromissos simultâneos em Barão de Melgaço e em outras paróquias da Arquidiocese.

O sacerdote deixou marcas pelas diversas paróquias por onde passou. Hoje, atendendo a um convite de Dom Mário, padre Deusdedit é o Cura da Catedral Metropolitana de Cuiabá, vigário-geral da Arquidiocese e faz parte do Conselho dos Presbíteros da Arquidiocese.

Conheça nosso clero