Padre Paulo Sérgio, de 43 anos, natural de São Paulo capital, teve seu primeiro contato com o seminário em 1999, quando um amigo o incentivou a fazer uma experiência vocacional. Em 2000, ingressou como seminarista menor, propedêutico, e foi admitido no seminário maior no final do mesmo ano, sob a orientação de Dom Bonifácio Picinini, então Arcebispo de Cuiabá. Iniciou seus estudos de Filosofia em 2001 e de Teologia em 2003, sendo ordenado diácono e sacerdote por Dom Milton Antônio dos Santos. Seu primeiro ministério foi como vigário da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, colaborando mensalmente na paróquia da Agrovila das Palmeiras.
Em 2009, Padre Paulo substituiu sua primeira paróquia, Cristo Rei, onde apareceu até março de 2010, quando foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças e econômico do Seminário Cristo Rei. Para desempenhar a função administrativa no seminário, ele cursou Administração de Empresas, dedicando-se ao papel de econômico até 2018. Em 2018, foi nomeado econômico da Arquidiocese de Cuiabá e transferiu-se da função de pároco para vigário na mesma paróquia. Posteriormente, em março de 2020, retomou o ofício de pároco de Nossa Senhora das Graças, fortalecendo sua atuação pastoral e administrativa.
Além de suas funções paroquiais e no seminário, Padre Paulo também contribuiu como secretário do Conselho de Presbíteros de 2010 a 2019. Sua trajetória demonstra não apenas dedicação ao serviço espiritual, mas também à gestão e sustentabilidade da Arquidiocese, onde atua até hoje como um líder comprometido com o bem-estar e crescimento da comunidade católica.