Trabalho em áudio destaca E30 e B15 e seus efeitos na qualidade do ar nas cidades; premiação reconhece profissionais em múltiplas categorias em Cuiabá
A jornalista Simone Guedes, da Rádio Bom Jesus FM 92.7 e assessora da Arquidiocese de Cuiabá, ficou em segundo lugar no Prêmio Aprosoja MT de Jornalismo 2025, na categoria Reportagem em Áudio (Rádio), com a matéria “Qualidade do ar e produção de grãos em Mato Grosso caminham juntas”. A emissora católica soma 66 anos de história e é reconhecida como a mais antiga em funcionamento em Mato Grosso.
No trabalho vencedor, Simone conecta a vocação agrícola de MT ao impacto urbano dos biocombustíveis após a adoção, em 1º de agosto de 2025, da gasolina E30 (30% de etanol anidro) e do diesel B15 (15% de biodiesel), medida confirmada por atos oficiais do governo federal e da ANP.
A reportagem enfatiza redução de material particulado e ganhos à saúde urbana, com entrevistas do professor Donato Aranda e do produtor e ex-senador Cidinho Santos, e explica como milho (etanol) e soja (biodiesel) “entram no tanque” das cidades, ligando campo e mobilidade.
Em 2025, o prêmio teve como tema “O Impacto do Agro Sustentável na Vida Urbana”, com categorias como Reportagem em Vídeo, Texto, Áudio, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário; a cerimônia de pódios foi anunciada pela entidade para novembro em Cuiabá.
Trecho da reportagem premiada
“Com mais etanol na gasolina e mais biodiesel no diesel, a fuligem dos escapamentos diminui e a cidade respira melhor… Desde 1º de agosto, a gasolina tem 30% de etanol. O diesel passou a levar 15% de biodiesel… O agro sustentável saiu do campo e entrou no escapamento.”