O Ano Santo, ou, o Ano Jubilar, é um período determinado que é concedido a Igreja pelo Papa há cada 25 anos ou extraordinariamente em uma circunstância proposta. Em 2025, a Igreja Católica vive o Jubileu da Encarnação, que tem como tema: Peregrinos de Esperança. A Arquidiocese de Cuiabá, em unidade com o mundo inteiro, apresentou as Igrejas Indulgenciais, ou seja, os locais para lograr indulgência plenária e peregrinar neste tempo que iniciou em dezembro de 2024, e segue até o dia 28 de dezembro de 2025.

1 – Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá
A Catedral foi fundada em 1722 e está localizada no centro da capital mato-grossense. Ela representa o início da história da Igreja em Cuiabá, da devoção ao Senhor Bom Jesus e de uma série de acontecimentos históricos do Estado de Mato Grosso. Ali, na cripta da Igreja, estão sepultadas as maiores autoridades públicas de Mato Grosso e do clero arquidiocesano. O local é amplo, com um imenso mosaico, feito com pastilhas, por um artista polonês. Também está a imagem original vinda de Sorocaba, do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, inspirada no Senhor Bom Jesus da Cana-Verde, de Portugal.


2 – Santuário Eucarístico São João Paulo II
O Santuário Papa São João Paulo II, foi erigido em memória à visita do Santo Padre à capital mato-grossense, no ano de 1991. Na ocasião, São João Paulo II celebrou uma missa campal que reuniu milhares de pessoas e, assim, deixou uma marca profunda no coração dos cuiabanos, reforçando os laços de fé e devoção na comunidade católica. Aquele momento histórico contribuiu para a criação de um espaço que registrasse seu legado e testemunho de fé e compromisso com a Igreja e com os pobres. O Santuário Eucarístico tem adoração ao Santíssimo Sacramento diariamente. A Igreja, que fica no alto do bairro Morada do Ouro, é agraciada por estar próxima a uma área de preservação ambiental, APP, que garante silêncio em boa parte do dia.


3 – Santuário Nossa Senhora Auxiliadora
Um dos cartões postais de Cuiabá, a Igreja, administradas pela Missão Salesiana, fica na região central de Cuiabá. Ela tem uma arquitetura belíssima, está próxima ao Colégio Salesiano São Gonçalo, e possui uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora abençoada por São João Bosco. A impotente Igreja, pertence à Paróquia São Gonçalo, uma das primeiras da Arquidiocese de Cuiabá e, além de uma história e arquitetura impressionante, ela carrega a tradição do povo cuiabano e a devoção mariana com a mesma alegria de Dom Bosco. Santuário é a Igreja da cidade construída em estilo neogótico, e possui abóbadas de aresta. A torre da Igreja foi construída durante os anos 1959 e 60. A Igreja foi construída em tijolos maciços, e no cume da torre possui uma saída e um pequeno terraço para aqueles que desejam contemplar o lindo panorama da Prainha, do Rio Cuiabá e do Centro histórico da cidade.


4 – Santuário Nossa Senhora da Salette
O Santuário Nossa Senhora da Salette está localizado em Várzea Grande, no bairro Costa Verde. Ele foi criado na década de 90 e traz consigo a devoção a Virgem Maria, que apareceu a dois pastorinhos na França, no século XIX. O Santuário faz parte da Paróquia Nossa Senhora da Guia, Várzea Grande, e a Igreja de peregrinação tem a imagem de Nossa Senhora, chorando, sentada sobre uma rocha, com uma cruz no peito, bem na frente do Santuário. A Virgem Maria apareceu em um momento em que a fé dos franceses estava debilitada, após a Revolução Francesa. Em Cuiabá a devoção foi apresentada pelos padres Saletinos.