Na mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2025, em pleno Ano Jubilar, o papa Francisco convidou os fiéis a assumirem a vocação de “missionários da esperança entre os povos”. O pontífice destacou que a Igreja é chamada a ser sinal vivo da esperança de Cristo, sobretudo em um mundo marcado por crises, sofrimentos e desorientação.
Francisco recordou que Jesus é o “missionário divino da esperança”, modelo para todos os que seguem sua missão, mesmo em meio a provações. O papa ressaltou que os cristãos devem se colocar ao lado dos pobres, doentes, idosos e excluídos, transmitindo proximidade, compaixão e ternura.
A mensagem sublinha ainda que a missão da Igreja não se limita ao anúncio inicial da fé, mas inclui a formação de comunidades sólidas e comprometidas com a evangelização. “Os missionários da esperança são homens e mulheres de oração”, afirmou o papa, lembrando que a oração é a primeira ação missionária e também a força que sustenta a esperança.


O papa concluiu confiando a missão a Maria, Mãe de Jesus, pedindo que a luz da esperança cristã alcance todos os povos como mensagem universal do amor de Deus. Papa Francisco faleceu em 2025 e, ainda assim, antecipou os trabalhos que permanecem caminhando em unidade com a Igreja e os ensinamentos humanos do Papa Leão XIV.
Confira na íntegra:POM_CM25-mensagemdopapa_digital

