
Os diáconos Cauê, Gabriel, Renan, Oscar e Jefferson, estiveram reunidos, nesta manhã (17), com o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Cuiabá, dom Mário Antonio. O encontro foi realizado para alinhamento das atividades que antecedem a Ordenação Presbiteral dos futuros padres e para organização pastoral dos diáconos, que serão incardinados, no próximo dia 31 de maio de 2025, no Rincão do Meu Senhor, em Várzea Grande.
Dom Mário Antonio, arcebispo de Cuiabá, destacou a importância da fidelidade à vocação e do espírito de serviço para os diáconos que estão prestes a receberem a ordenação presbiteral. Ele os exortou sobre a viver com profundidade a espiritualidade do ministério, cultivando uma vida de oração constante, zelo pastoral e proximidade com o povo de Deus. Para Dom Mário, um padre deve ser antes de tudo um homem de comunhão, buscando sempre a unidade com a Igreja e com seus irmãos no sacerdócio, sendo testemunha da caridade e da misericórdia divina em todas as suas ações.
“Relembramos a essência da diaconia em suas três dimensões: da palavra, da liturgia, e da caridade. Como ministros ordenados, somos enxertados em Cristo, a verdadeira videira, e é através dele que vivemos essa caridade pastoral”, afirma diácono Gabriel ao ser perguntado sobre as temáticas do encontro de hoje.
Além disso, o arcebispo incentivou os futuros padres a serem pastores próximos de suas comunidades, atentos às necessidades dos fiéis e disponíveis para servir com alegria e humildade. “Dom Mário teve o cuidado mostrar algumas preparações necessárias para a ordenação; fizemos um momento de espiritualidade, e depois, ele nos proporcionou uma formação sobre caridade pastoral muito rica”, destacou o diácono Cauê.
Os jovens e futuros padres da Arquidiocese de Cuiabá receberam o diaconato em 31 de agosto de 2024. Agora, se preparam para viver, com alegria, a vida sacerdotal.