Ouça agora

Notícias

Distrito da Passagem da Conceição Celebra a 114ª Festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição

No dia 8 de dezembro, o Distrito da Passagem da Conceição, em Várzea Grande, celebrou com grande fervor a 114ª Festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição. A comunidade local, com mais de dois séculos de história, nasceu pelo fato de ser uma das poucas travessias entre Cuiabá e Várzea Grande no século XX. E as terras da região pertencia ao senhor chamado Conceição, porém, em 1910, a comunidade local recebeu de presente uma imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição, que peregrinava as casas das famílias, até que construíram a igreja na localidade. E assim, o distrito passou a ser consagrado a virgem Maria, a Imaculada Conceição.

Para celebrar os 114 anos de história, a comunidade se reuniu no dia 8, para celebrar com alegria a festa de sua padroeira, e a Santa Missa contou com a presença de Dom Mário Antônio da Silva, arcebispo de Cuiabá, e de Frei Dimas, pároco, Frei Charles, vigário, e Frei Luiz Eduardo, agente de pastoral e grande número de leigos da Paróquia Nossa Senhora do Pantanal.

A missa foi marcada por grande alegria e devoção, com cantos marianos entoados pela comunidade. Durante a homilia, Dom Mário destacou o jeito de Maria agir na vida da Igreja, enfatizando seu exemplo de serviço e proximidade com os mais necessitados. Ele ressaltou: “Se Maria estivesse em Várzea Grande, certamente moraria entre aqueles que precisam de sua ajuda, moraria aqui. Assim como visitou Isabel, Maria também visitaria nossas casas e famílias”.

Após a celebração, as crianças da comunidade realizaram a coroação de Nossa Senhora, seguida por uma procissão luminosa pelas ruas do distrito. Durante o percurso, o pároco Frei Dimas abençoou as casas, enquanto os fiéis rezavam e cantavam em unidade. A procissão levou esperança e consolo a enfermos, crianças e àqueles impossibilitados de participar da missa.

O evento também contou com a presença discreta de autoridades municipais e estaduais, que se uniram à comunidade nesse momento de fé e celebração.

A Igreja da Imaculada Conceição, tombada pela cidade e Estado, é patrimônio religioso centenário da Passagem da Conceição, reafirma sua relevância histórica e espiritual, sendo um marco de devoção e união para toda a região.

Frei Luiz Eduardo, FMM

Autor:

Compartilhar:

Tags: