Ouça agora

Dom Bonifácio Piccinini

Dom Bonifácio Piccinini nasceu na cidade de Luiz Alves–SC, no dia 13 de maio de 1929. Ele é filho de José Piccinini e Maria Stolf Piccinini. Foi o primeiro, dos oito irmãos, dentre eles o padre Severino e as Irmãs Ida e Virgínia, a entrar para a Congregação Salesiana.

Em Lorena, Dom Bonifácio fez o ginásio, curso gráfico e os estudos de filosofia. Em 1955 seguiu para a Itália, após licenciar-se em Teologia e Filosofia, foi ordenado padre. A cerimônia foi na Basílica de Maria Auxiliadora, em Torim, em fevereiro de 1960.

No ano de 1962, Dom Bonifácio Doutorou-se em Filosofia. Ele ficou por 12 anos em Lorena-SP, no Seminário Maior, na Faculdade de Filosofia e no Oratório São Luis. Foi também administrador, professor, superior e deixou Lorena quando foi nomeado reitor do Seminário Menor de Lavrinhas, em 1974. Já em julho de 1975 foi eleito arcebispo Titular de Torres de Bizacena e Coadjutor, com direito a secessão de Dom Orlando Chaves, arcebispo de Cuiabá.

Foi em 31 de agosto de 1975 que Dom Bonifácio recebeu, em Lavrinhas, a Consagração Episcopal, pelas mãos de Dom Carmine Rocco, na época, Núncio Apostólico do Brasil.

No dia 05 de outubro do mesmo ano, Dom Bonifácio tomou posse na Catedral Brasília Senhor Bom Jesus de Cuiabá e em 31 de março de 1976 ele assumiu o governo ordinário como administrador apostólico sede plena.

Dom Bonifácio ficou conhecido pelo seu dinamismo e trabalho pastoral. Após o falecimento de Dom Orlando Chaves, o arcebispo estimulou para a criação de dezenas de comunidades e novas paróquias, especialmente nas regiões rurais e periféricas.

Administrou a arquidiocese, conseguiu doações de posses e acompanhou de perto a construção e reforma de capelas. Igrejas, centros de evangelização e investiu na formação dos futuros padres diocesanos, com a recriação do Seminário Maior de Cuiabá. Dom Bonifácio renunciou ao seu governo em 9 de junho de 2004 e faleceu em 28 de novembro de 2020, ele está sepultado na Cripta da Catedral de Cuiabá.

Compartilhar: