A Comunidade Fraterna no Amor celebrou, nesta terça-feira (27), seu Jubileu de Prata, marcando 25 anos de atuação em Cuiabá (MT). Fundada em 2000 por Henrique Gonçalves de Queiroz, a comunidade é reconhecida como a primeira Comunidade de Vida e Aliança do Estado do Mato Grosso, com o lema “Olhai tudo com o olhar de Maria”.
A celebração do jubileu contou com uma programação especial, incluindo uma celebração de Missa, presidida por Dom Mário Antonio, arcebispo de Cuiabá. A Santa Missa foi realizada na Capela Santa Clara. A história da Comunidade Fraterna no Amor teve início com o desejo de seu fundador, Henrique Gonçalves, de criar um espaço dedicado à oração e evangelização. Após anos de discernimento e busca, a comunidade foi oficialmente fundada em 27 de maio de 2000, com a bênção episcopal de Dom Bonifácio Piccinini, então arcebispo de Cuiabá.
“Nossa missão é acolher. Acolher a todos de acordo com a necessidade de qualquer um”, destaca o membro fundador, Henrique Gonçalves.
Ao longo dos anos, a comunidade desenvolveu diversas atividades, incluindo formações, catecismo, obras sociais e eventos religiosos. Destacam-se iniciativas como a Caminhada Penitencial do Ano do Filho, realizada em janeiro de 2024, que reuniu fiéis em um percurso de oração e reflexão até a Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
A Comunidade Fraterna no Amor mantém sua sede no Bairro São José, em Cuiabá, vive da providência, e continua a ser um ponto de referência para aqueles que buscam aprofundar sua fé e viver em fraternidade. Em 2006 a Comunidade teve a missão de fundar uma Casa de Missão, denominada Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Assentamento 21 de abril – Região da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Atualmente eles trabalham com a Evangelização das famílias assentadas, por meio de catequese, cenáculos, reza de terço e celebrações. Até o Ano 2020, mantiveram a casa de Recuperação para Dependentes Químicos, acolhendo centenas de rapazes e senhores.
No ano de 2007, a Comunidade fundou a Casa de Missão Santa Tereza de Calcutá, na cidade de Jaciara. Esta casa ficou conhecida como Casa de Acolhida, e atua na acolhida de moradores de rua e passantes, que transcorrendo pela BR 364, encontram apoio, alimentação e pouso. Também, atuam na Evangelização conjunta com a Paróquia São Francisco, nas diversas necessidades.
Fundado em 2008 no Bairro Parque Del Rey, em Várzea Grande (MT), o Educandário Santa Josefina Bakhita é uma das principais frentes sociais da Comunidade Fraterna no Amor. A casa, situada na Região Paroquial da Paróquia Santo Antônio, acolhe crianças, adolescentes e suas famílias, oferecendo catequese, encontros formativos e ações solidárias como a distribuição de alimentos e roupas. Entre os projetos de destaque está o “Fraterninho”, promovido em outubro nas casas de missão e demais regiões, com um dia de lazer, evangelização e entrega de presentes em comemoração ao Dia das Crianças.
Outra iniciativa relevante é o “Ação Fraterna”, realizada anualmente em dezembro. A ação inclui atendimentos nas áreas de saúde — como orientações nutricionais, psicológicas e odontológicas —, além de serviços de beleza e distribuição de cestas de Natal para as famílias assistidas. Já na zona rural, a Casa Imaculado Coração de Maria, localizada na região do Assentamento Samambaia, atuou durante anos na evangelização de comunidades do campo. As atividades eram organizadas em conjunto com a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, da Agrovila das Palmeiras, atualmente vinculada à Paróquia Santa Cruz das Palmeiras.