Ouça agora

Notícias

Dom Mário participa de Solenidade de São Pedro e São Paulo em Roma

Dom Vilar, arcebispo de São José do Rio Preto

A solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada ontem (29), no Vaticano, reuniu milhares de fiéis e representantes da Igreja de diversos países. A missa solene, presidida pelo papa Leão XIV, teve como ponto alto a entrega do pálio – insígnia litúrgica que simboliza a comunhão com o sucessor de Pedro – aos novos arcebispos nomeados no último ano, entre eles os do Brasil.

Durante a homilia, o papa destacou a figura dos dois apóstolos como “irmãos na fé” e “santos que nos interpelam na esperança e no testemunho”. Em sua reflexão, recordou que Pedro e Paulo deram a vida pela causa do Evangelho e, por isso, devem inspirar os cristãos a viver com autenticidade o discipulado de Jesus.

O arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antonio, participou da Solenidade, emocionante, e testemunhou a entrega dos pálios. Além disso, registrou um dos momentos com a entrega da insígnia para um dos arcebispos brasileiros, Dom Antônio Emílio Vilar, que foi nomeado arcebispo de São José do Rio Preto, mas já foi bispo em Mato Grosso, na Diocese de Cáceres.

Leão XIV exortou os arcebispos a serem “sinal de comunhão” em suas arquidioceses e com as demais dioceses de seus países. O chamado, segundo o pontífice, vale também para a Igreja no Brasil, em especial para a Arquidiocese de Cuiabá e para todo o Mato Grosso. “Nossa Igreja é sinal de unidade e alegria do Evangelho a partir de Roma”, afirmou.

Dom Mário Antonio, arcebispo de Cuiabá, em Roma

A cerimônia contou com a presença de cardeais, bispos, presbíteros, religiosos e religiosas, além de fiéis vindos de diversas partes do mundo. No fim da celebração, os presentes participaram da oração do Ângelus na Praça São Pedro.

Na ocasião, o papa reforçou o exemplo de Pedro e Paulo como “campeões da caridade”, destacando a importância da fidelidade a Cristo, da vida de oração e do serviço ao próximo. Ao encerrar a oração, desejou um bom domingo aos fiéis e fez um apelo pela paz nos países em guerra. “Que se calem as armas e se inundem de paz todos os povos que sofrem”, pediu.

A festa de São Pedro e São Paulo, padroeiros de Roma, é uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico católico e marca, todos os anos, a reafirmação da missão apostólica da Igreja. Dom Mário retornou para o Brasil e nesta semana, retorna as atividades presenciais na Arquidiocese de Cuiabá.

Autor:

Compartilhar:

Tags: