Um encontro de coordenadores de “Terços dos Homens” marcou um grande passo: o início da integração entre grupos de Terço dos Homens de comunidades e paróquias da Arquidiocese de Cuiabá–MT. A noite de quarta-feira, 10 de dezembro, foi escolhida por Deus para que coordenadores de 24 grupos se reunissem, de maneira online, para rezarem o terço juntos, apresentarem-se mutuamente e iniciarem sua articulação como movimento.
Uma das motivações parte do legado do Papa Francisco que insistiu em propagar que “na cultura do encontro, nos abrimos aos outros, descobrimos amigos e aprendemos mais sobre nós mesmos”. A iniciativa foi acompanhada pelo coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Eduardo Queiroz, e surgiu do missionário da Canção Nova, Fernando Fantini.
“Eu sou testemunha do quanto esse movimento pode alcançar pessoas e famílias inteiras. Como missionário estive em alguns grupos de terços dos homens e percebi o quanto muitos participantes sonhavam em promover essa integração. Procurei nosso arcebispo Dom Mário, partilhei com ele, e acompanhado pelo padre Eduardo demos os primeiros passos para que essa comunhão entre os grupos aconteça”, conta Fernando, que como responsável pelos eventos da Canção Nova na arquidiocese de Cuiabá, se prepara para o encontro “Homens que rezam” em 27 de setembro de 2026, no Rincão do Meu Senhor em Várzea Grande.


A motivação da unidade parte também do que pediu o papa Leão XIV no Jubileu dos Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades: “Ninguém é cristão sozinho! Fazemos parte de um povo, de um corpo que o Senhor constituiu”. Como frutos dessa reunião, surgiu: – um formulário para cadastro dos grupos de terços dos homens que existem na arquidiocese.
https://forms.gle/uHC1J58Ve2VdpgNu9 –
A data de um encontro presencial de coordenadores dia 21 de fevereiro. O convite para peregrinação rumo à Romaria Nacional do Terço dos Homens em Aparecida / SP. Padre Eduardo Queiroz preparou uma identidade visual para esta unidade e incentivou a criação da conta no instagram @tercodoshomenscuiaba https://www.instagram.com/tercodoshomenscuiaba/ para divulgar o movimento dos homens que rezam o terço na arquidiocese.
“Considero o sucesso destes grupos uma especialíssima bênção de Deus para o Brasil, pois representam a aproximação de muitos homens que antes estavam afastados da Igreja e hoje são pessoas integradas em suas comunidades paroquiais”, afirma Dom Gil Antônio Moreira, Bispo Referencial da CNBB para o Terço dos Homens no Brasil A origem do Terço dos Homens, no mundo, é desconhecida. Há notícias dos primeiros grupos desde 1912.
No Brasil, o Terço dos Homens foi fundado pelo Frei Peregrino, no dia 8 de setembro de 1936, no povoado Vila da Providência, hoje município de Itabi, no estado de Sergipe. Em Cuiabá há registros de grupos que existem há mais de 20 anos.

