Ouça agora

Notícias

Festa de São João Bosco é celebrada na Arquidiocese de Cuiabá

Último dia de janeiro (31), e celebramos a memória de São João Bosco, um dos maiores educadores e evangelizadores da juventude. Fundador da Congregação Salesiana, Dom Bosco dedicou sua vida à formação de jovens, especialmente aos mais pobres, oferecendo-lhes educação, abrigo e uma espiritualidade baseada na alegria e no trabalho. Em Cuiabá, a Paróquia São João Bosco mantém viva essa missão, sendo um espaço de fé, acolhida e serviço à comunidade.
Hoje haverá a missa solene em comemoração aos 54 anos da Paróquia de São João Bosco, que fica localizada na Cidade Alta. A celebração será às 19h e contará com a presença dos padres da paróquia.

João Melchior Bosco nasceu em 1815, na Itália, e desde cedo sentiu o chamado para cuidar dos jovens. Inspirado por um sonho que teve aos nove anos, no qual Nossa Senhora lhe mostrou sua missão de evangelizar a juventude, Dom Bosco desenvolveu um método educativo baseado na razão, na religião e no amor. Ele fundou oratórios, onde os jovens receberam instrução acadêmica e religiosa, além de um ambiente seguro para crescer na fé e na cidadania.

Com sua visão inovadora, Dom Bosco deu início à Congregação Salesiana, que rapidamente se manteve pelo mundo. Seu trabalho influenciou a criação de escolas, centros juvenis e obras sociais em diversos países, incluindo o Brasil, onde os salesianos chegaram em 1883.

Em Cuiabá, a presença de Dom Bosco é difundida há 130 anos, desde a chegada dos Salesianos, especificamente na Paróquia São Gonçalo, com trabalhos realizados no Colégio São Gonçalo e também no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora.

Além das celebrações litúrgicas, algumas paróquias desenvolvem trabalhos pastorais voltados para crianças e adolescentes, seguindo o modelo educativo e evangelizador de Dom Bosco. Grupos de jovens, atividades esportivas e projetos sociais fazem parte do cotidiano da comunidade, inspirando novas gerações a viverem os valores cristãos.

Hoje, o arcebispo metropolitano, Dom Mário Antonio, vai celebrar a Santa Missa na Capela São João Bosco, em Várzea Grande, às 19h30. Amanhã (1º de fevereiro), haverá um Jantar de Massas na Capela, às 19h, e todo valor adquirido pela paróquia será para investimento na paróquia Santo Antônio, em Várzea Grande.

São João Bosco faleceu em 1888 e foi canonizado em 1934 pelo Papa Pio XI. Seu legado continua vivo, especialmente através da Família Salesiana, composto pelos padres, irmãos, irmãs e leigos que seguem sua missão no mundo. Seu ensinamento ressoa até hoje: “Basta que sejam jovens para que eu vos ame profundamente”, demonstrando seu amor incondicional à juventude.

Neste dia especial, você é nosso convidado a participar das Solenidades, seja na Paróquia São João Bosco, em Cuiabá, ou na Capela, em Várzea Grande, também nas comunidades Salesianas de nossa Arquidiocese.

Autor:

Compartilhar: