Muito tem se falado sobre Carlo Acutis, o jovem da internet, com conexão com o Brasil e sua influência digital. E que belíssimo testemunho de vida e missão. Mas, aqui, quero te apresentar Pier: um jovem que viveu em outra geração e, bravamente, viveu a fé no cotidiano.
Pier Giorgio Frassati
Nascido em Turim, na Itália, em 6 de abril de 1901, em uma família de prestígio social e político, desde cedo Pier revelou um coração voltado para os pobres e sofredores. Estudante de engenharia mecânica, dedicava grande parte do seu tempo ao voluntariado, especialmente através da Sociedade de São Vicente de Paulo, visitando famílias necessitadas, doentes e trabalhadores explorados.
Frassati foi um jovem alegre, amante dos esportes e da montanha, profundamente comprometido com a fé, a justiça social e a vida de oração, encontrando na Eucaristia e no Rosário sua força espiritual. Conhecido como o “Homem das Bem-Aventuranças”, faleceu precocemente aos 24 anos, em 4 de julho de 1925, vítima de poliomielite fulminante, deixando um testemunho de santidade no cotidiano que inspirou milhares de jovens em todo o mundo.
Mas porque não se fala tanto de Pier como se fala de Acutis? Carlo Acutis era um jovem conectado, como o desta geração. Pier, não. Pier foi beatificado quando muitos de nós nem havíamos nascido! São João Paulo II, o batizando como o Homem das Bem-aventuranças, conseguiu apresentar ao mundo um “verdadeiro irmão” que viveu a fé no cotidiano, se revoltando com injustiças e atuando politicamente em favor do bem comum.
Vê nele alguma semelhança com os jovens de hoje? Sua vida simples, feita de jornadas de serviço e oração, o tornaram um modelo inspirador para a vivência da fé no mundo moderno. E embora Frassati não tenha ligação direta com o Brasil, sua canonização foi recebida com entusiasmo no país.
A Arquidiocese de Cuiabá, por exemplo, tem ligação direta com a Sociedade de São Vicente de Paulo. Auxiliando nas ações caritativas de maneira concreta e inspiradora.
No Brasil, comunidades católicas veem em Pier um exemplo de santidade acessível: alguém que viveu com paixão e serviço às periferias, valores compartilhados por muitas iniciativas sociais no país.
Cuiabá, apesar de ser uma capital em crescimento e com forte relevância econômica para o Centro-Oeste, ainda convive com profundas desigualdades sociais que se revelam no contraste entre áreas centrais bem estruturadas e bairros periféricos carentes de infraestrutura básica.
Você já ouviu falar na Terra Prometida?
O bairro Terra Prometida, em Cuiabá, nasceu a partir da ocupação de famílias que, diante da falta de políticas habitacionais acessíveis, encontraram na união comunitária uma forma de conquistar um espaço para morar. Surgido em meio a lutas sociais por moradia digna, o bairro carrega desde sua origem a marca da desigualdade e da carência: as ruas ainda não são asfaltadas, o acesso à água potável e saneamento é precário, são metros e metros de mangueiras emendadas que faz com que, os vizinhos, se ajudem para receber o mínimo: água.
A comunidade, formada na maioria por trabalhadores informais e famílias de baixa renda, muitos migrantes Haitianos e Venezuelanos, reflete a dura realidade da periferia urbana em Cuiabá. Se Pier estivesse em algum campo de missão na Capital de Mato Grosso, ele estaria na Terra Prometida!
A população mais vulnerável sofre. E os jovens Santos da Igreja, cada um em seu campo de missão, inspirados pela tecnologia e pela justiça social, sinalizam o esforço da Igreja em renovar o diálogo com novas gerações, demonstrando que a santidade é possível em mundos tão distintos quanto o digital e o social.
São Pier Giorgio Frassati, ROGAI POR NÓS.

