
A Irmã Luceni Alves de Menezes foi eleita Coordenadora Geral da Congregação das Missionárias do Bom Jesus, na manhã de ontem (12). As Missionárias estavam reunidas desde a última sexta-feira (9), quando deram início ao retiro espiritual, e também a 10ª Edição do Capítulo Geral que definiu quais os caminhos serão tomados pelas Irmãs nos próximos cinco anos.
A Madre Superiora fica à frente da Coordenação nos próximos anos. Ela sucede a Irmã Maria José do Nascimento, que por 15 anos esteve como Superiora da Congregação, fundada por Dom Orlando Chaves. Além da Irmã Luceni, no Capítulo Geral realizado neste final de semana, as Irmãs também trataram da eleição das novas conselheiras e agradeceram pelo serviço e dedicação das Conselheiras que, agora, dão lugar para outras Irmãs assumirem esse trabalho da Missão.

Pela primeira vez, o Capítulo foi acompanhado integralmente por um Arcebispo. Dom Mário Antonio é o Diretor Espiritual das Irmãs Missionárias do Bom Jesus, ele auxilia e acompanha as religiosas que, há décadas, estão em Mato Grosso formando, crianças, jovens e adultos, com o carisma redentor do Bom Jesus.
“É uma alegria poder estar Dom Mário nos acompanhando. Estamos honradas pela presença e preocupação do arcebispo, em estar conosco nesse 10º Capítulo”, afirmou a nova Superiora.
Irmã Luceni esteve, por uma década, esteve com a Irmã Maria José, acompanhando os trabalhos da Coordenadora Geral. Ela assume a responsabilidade de dar sequência, administrativamente, e afirmou: “aceito esse chamado, de coração aberto, porque sei que não estarei sozinha. Sei que contarei com todas vocês”, destacou a religiosa em sua fala emocionada de agradecimento.

Outro ponto alto do Capítulo foi a avaliação dos trabalhos e também os apontamentos futuros das Missionárias do Bom Jesus. Irmã Helena não esteve presente por motivos de saúde, mas esteve unida em oração com as 9 Missionárias da Congregação fundada na década de 60 em Cuiabá.
Faz parte da Nova Coordenação a Irmã Luceni, Coordenadora Geral, a Irmã Divina, como 1ª Conselheira, a Irmã Monteiro, como 2ª Conselheira, a Irmã Zilda, como 3ª Conselheira, e a Irmã Maria José, como 4ª e última Conselheira.