Reportagem: Geovanna Torquato
A segunda-feira do Vinde e Vede é marcada pela realização do Grande Cenáculo Mariano, pelo triunfo do Coração Imaculado de Maria. Neste ano, a data coincidiu com o aniversário natalício do pe. Nazareno Lanciotti, padre membro do Movimento Sacerdotal Mariano (MSM) que será beatificado em breve. Para honrar Nossa Senhora e rezar pela beatificação de Nazareno, mais de 200 andores do Imaculado Coração de Maria foram preparados pelos fiéis para o grande momento deste dia.
A procissão contou com andores a perder de vista, com os mais variados estilos e enfeites, todos da mesma imagem de Nossa Senhora. Desde os mais jovens até os mais velhos carregavam em espírito de oração.
As amigas Sônia Braeiro e Ivana Barros, da Paróquia Nossa Senhora da Guia, de Cuiabá, trouxeram o andor de Nossa Senhora pela primeira vez. Ambas participam de grupos de cenáculos e vieram juntas providencialmente.
“A Ivana me pediu carona e, até então, eu não tinha ninguém para levar o andor comigo. Então disse a ela: “eu te dou carona, mas você vai carregar o andor comigo”, comentou Sônia. “A emoção fica à flor da pele. A gente vem agradecer, porque, mesmo rezando, não deixamos de ter cruzes, mas temos as forças de Nossa Senhora para nos ajudar a carregar”.
“Eu me propus a participar e é a minha primeira vez em tudo no Vinde e Vede. Tenho muito a agradecer, já recebi muitas bênçãos de Nossa Senhora, que renova nossa fé todos os dias. Não é fácil ir de casa em casa convencendo as pessoas, mas Nossa Senhora sempre vai na frente”, comentou Cleuza.
Neste dia, em que o aniversário do padre Nazareno coincidiu com a realização do Grande Cenáculo, os membros do MSM se animam com a esperança da beatificação do padre Nazareno Lanciotti durante o ano jubilar.
“Já está quase palpável, quase nas nossas mãos. Ele já teve tantos milagres atribuídos a ele, a resposta às orações é rápida. Então, esperamos que não demore muito da beatificação para a canonização”, afimou Antonio José, o Zeca, que participa dos cenáculos desde 1998.
O padre Wellyngthon Jonny, responsável pelo MSM no Brasil, destacou que o objetivo deste momento no Vinde e Vede é que todos conheçam mais da devoção ao Imaculado Coração de Maria. “O padre Nazareno sempre preparou muito bem esse dia, antes celebrado no sábado após a quarta-feira de cinzas. Nós fazemos esse encontro todos os anos e confiamos em sua intercessão por nós no céu”.
O 38º Vinde e Vede ainda possui uma programação especial neste carnaval. Nesta terça-feira (4), o último dia do evento, todos são convidados a viverem um Kairós com as pregações do Instituto Hesed, a partir das 14h. A entrada é um 1kg de alimento não perecível.