Ouça agora

Notícias

Missa de Envio dá início a Missões Scalabrinianas em Cuiabá

Fotos: Pascom Paróquia do Divino

A Paróquia Divino Espírito Santo, localizada na região do Grande CPA, em Cuiabá, está recebendo nesta semana as Santas Missões Scalabrinianas. A programação iniciou ontem (20), com a Missa de Envio de 40 missionários, e segue até o dia 27. A presença dos missionários vindos de diversas partes do Brasil e do exterior, vivenciando o carisma de Scalabrini, mostra o trabalho missionário que já está em andamento na vida comunitária e pastoral da Paróquia do Divino.

Os missionários foram acolhidos por famílias da comunidade e permanecerão hospedados em suas casas durante todo o período da missão. A proposta é percorrer as residências, levando a mensagem do Evangelho por meio de oração, escuta, diálogo e gestos de solidariedade, respeitando a realidade de cada lar visitado.

Inspiradas na figura de Jesus como peregrino — conforme o trecho do Evangelho de Mateus 25,35: “Eu era migrante e tu me acolhestes” — as missões promovem um espírito de acolhida e evangelização direta, dentro das casas, no comércio, e em sintonia com a vida cotidiana das famílias.

Foto: Pascom Divino Espírito Santo

Padre Adriano e padre Marcos, que acompanham a Missão Peregrina, estão em Cuiabá e, durante entrevista a Rádio Bom Jesus FM, destacaram as atividades de acolhimento e inclusão. “Fomos recebidos pelo povo cuiabano com música, danças, comidas típicas, e essa imersão a cultura cuiabana favorece nosso conhecimento local para melhor realização dos trabalhos missionários”, diz padre Adriano Pires.

As Santas Missões Scalabrinianas ocorrem há duas décadas e, a cada edição, mobilizam toda a estrutura pastoral da paróquia anfitriã. A presença dos missionários reforça o compromisso comunitário com o acolhimento, a fé e a evangelização.

Entre os missionários há cerca de 11 sacerdotes, seminaristas, religiosas de vida consagrada e leigos e leigas de diversos países. “Temos missionários do Haiti, da Indonésia, do Paraguai e brasileiros de diversos estado do País”, afirma padre James Son, pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, que acompanha os trabalhos dos missionários.

A Paróquia Divino Espírito Santo destaca a importância da participação de todos, num espírito de comunhão e missão, como forma concreta de testemunhar o amor cristão. Além disso, essa é também uma forma da Arquidiocese de Cuiabá preparar as famílias, jovens e todos que desejam conhecer um pouco mais sobre vocação, para o Despertar Vocacional, que será realizado em agosto.

Para saber mais sobre as Missões Scalabrinianas assista à entrevista com os sacerdotes Adriano e Marcos:

Autor:

Compartilhar:

Tags: