
Padres da Arquidiocese de Cuiabá marcam presença no Jubileu da Encarnação. Hoje (26), participaram do Encontro para Sacerdotes, iniciativa do Dicastério para o Clero, que integrou as celebrações do “Jubileu dos Presbíteros”, e também da celebração da Santa Missa. Roma recebe presbíteros de diversas partes do mundo que acompanham reflexões necessárias sobre a missão sacerdotal no século XXI.
“Dom Lázaro destacou que nós, presbíteros, somos chamados por Cristo, formados pelo Senhor e enviados em missão. Assim, que sejamos amigos do Senhor e irmãos servidores do povo”, diz dom Mário Antônio, arcebispo de Cuiabá
Deus abençoe o ministério de nossos padres.
O encontro dos padres também foi oportunidade de os sacerdotes estarem próximos ao Papa Leão XVI. A realização do encontro, próximo ao jubileu presbiteral, permitiu aos padres da capital mato-grossense vivenciar momentos de oração, partilha de experiências ministeriais e aprofundamento de sua vocação. A programação incluiu celebrações litúrgicas, palestras com bispos e professores de Teologia, debates sobre os desafios da Igreja e espaços de convivência fraterna.


O Dicastério para o Clero enfatizou a necessidade de cultivar a fraternidade entre padres, tanto na oração quanto na vida pastoral. O documento de conclusão do encontro ressaltou que presbíteros renovam sua fé quando se sentem apoiados pelos irmãos no ministério.
Além disso, foram apresentados os novos diretórios para formação e acompanhamento do clero, com recomendações sobre saúde física e mental, revisão dos modelos formativos e incentivo a projetos locais que fortaleçam a vida comunitária.
A presença do clero cuiabano no encontro reflete o empenho da Arquidiocese em promover uma pastoral inclusiva e comprometida com os desafios de Mato Grosso. A experiência em Roma será compartilhada em futuros encontros regionais, para inspirar iniciativas voltadas à evangelização, assistência social e o diálogo ecumênico.