Em um gesto de profunda comunhão e apreço, o Papa Francisco enviou uma carta celebrativa, destinada ao arcebispo emérito de Cuiabá, Dom Milton Antonio dos Santos, para agradecer e rezar pelo Ano Jubilar, em que celebramos 50 anos da ordenação sacerdotal do arcebispo emérito de Cuiabá. O documento expressa a gratidão pelo ministério de Dom Milton, envia bênção apostólica, e destaca o trabalho realizado pelo arcebispo nesses 50 anos de dedicação a Igreja.
A carta foi enviada em dezembro de 2024. Nela, o Papa Francisco descreve o apostolado de Dom Milton e ressalta sua vida ao serviço da Igreja, ao cuidado pastoral dos fiéis, sempre com um coração missionário e uma visão inspirada pelo Evangelho, assim como São João Bosco.
O Jubileu de Ouro de Dom Milton marca os seus 50 anos de vida sacerdotal. Dom Milton dedicou quase dois séculos, desses cinquenta anos, à Arquidiocese de Cuiabá. O Arcebispo emérito teve a missão de unificar as atividades realizadas na Arquidiocese de Cuiabá, especialmente durante o Vinde e Vede, e transformar o encontro de Carnaval Católico em uma atividade arquidiocesana.
Outro marco na história do arcebispo e que se entrelaça com a Arquidiocese de Cuiabá, foram as ordenações sacerdotais realizadas na capital. Dezenas de padres foram ordenados e enviados para aprimorar seus conhecimentos fora do país. Dom Milton, que esteve em Cuiabá e Várzea Grande em 2024, acompanha as atividades do Carmelo São José até os dias de hoje.
Na Arquidiocese de Cuiabá, a celebração com o clero será em 2025. Isso porque ele deve celebrar seu Jubileu episcopal com os padres e o arcebispo da arquidiocese, em agosto deste novo ano.
