Ouça agora

Notícias

Papa Leão XIV: Agostiniano de 69 anos é eleito novo Papa

O Colégio dos Cardeais anunciou na tarde desta quinta-feira (8), a eleição do novo Sumo Pontífice da Igreja Católica. O cardeal escolhido assumiu o nome de Papa Leão XIV e, em sua primeira aparição na sacada da Basílica de São Pedro, emocionou o mundo com uma mensagem de paz, unidade e esperança, marcada por forte referência à missão deixada por seu predecessor, o Papa Francisco.

Em um discurso profundo e espiritual, o novo Papa iniciou com a saudação bíblica que remete ao Cristo Ressuscitado:

A paz esteja convosco, irmãos e irmãs caríssimos. Essa é a primeira saudação do Cristo Ressuscitado que faz ao povo de Deus. Também quero que essa oração alcance todos os povos, todas as pessoas, famílias. A paz esteja convosco!”

Leão XVI destacou que essa paz não é qualquer paz, mas sim a paz perseverante e verdadeira, que vem de Deus e que ama a todos de maneira incondicional.

Esta é a paz de Cristo Ressuscitado, uma paz perseverante, que provém de Deus, que ama a todos, incondicionalmente.”

Em uma emocionante lembrança do histórico momento vivido durante a pandemia, quando o Papa Francisco abençoou o mundo inteiro em plena Praça São Pedro vazia, Leão XVI declarou:

Conservamos em nossos ouvidos aquela palavra corajosa do Papa Francisco, que abençoava Roma, o mundo inteiro, naquele dia de Páscoa. Permitam-me dar a mesma bênção: Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá. Estamos todos nas mãos de Deus. Portanto, unidos, nas mãos de Deus, e nós, sigamos. Cristo nos precede. A humanidade precisa de sua luz e de pontes que sejam alcançadas por Deus e pelo mundo. Ajudemo-nos a construir pontes, unidos como um povo. Obrigado, Papa Francisco.”

O novo Papa agradeceu aos cardeais pela confiança depositada em sua pessoa e recordou sua missão como sucessor de Pedro:

Gostaria de agradecer a todos os cardeais e aos irmãos que me escolheram para ser o sucessor e caminhar juntos, buscando a paz, a justiça e caminhando com os fiéis a Jesus Cristo, para proclamar o Evangelho e para ser missionário.”

Com humildade e firmeza, identificou-se como discípulo de Santo Agostinho, citando a célebre frase do santo doutor:

Sou um filho de Santo Agostinho, que disse: ‘Convosco sou cristão, e para vós, bispo.’ Neste sentido, devemos todos caminhar juntos por essa pátria para a qual Deus nos preparou.”

Em seguida, dirigiu-se de maneira especial à Diocese de onde provém, localizada no Peru:

A todos da minha Diocese de Claio, no Peru, de onde um povo fiel que acompanha seu bispo a seguir fiel a Jesus Cristo: minha saudação e minha bênção.”

Concluindo seu primeiro pronunciamento, o Papa Leão XVI invocou a proteção de Maria Santíssima, lembrando o dia da Súplica a Nossa Senhora de Pompeia:

Hoje, o dia da Súplica de Nossa Senhora de Pompeia. Nossa Mãe Maria quer sempre caminhar conosco e estar conosco com seu amor. Rezemos juntos por esta nova missão e por toda a Igreja, pela paz no mundo, e peçamos esta graça especial a Maria.”

A Praça São Pedro, tomada por milhares de fiéis de diversas partes do mundo, respondeu com comoção, aplausos e oração à mensagem do novo pontífice. O mundo católico inicia, assim, um novo capítulo com Leão XVI à frente da barca de Pedro, propondo uma Igreja missionária, sinodal e próxima dos que mais sofrem.

Autor:

Compartilhar:

Tags:

Categoria A