Ouça agora

  • Início
  • /
  • Ano Jubilar
  • /
  • Papa Leão XIV ordena novos presbíteros e pede uma Igreja unida e acolhedora

Notícias

Papa Leão XIV ordena novos presbíteros e pede uma Igreja unida e acolhedora

Presbíteros da Arquidiocese de Cuiabá

Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrada nesta sexta-feira, 27, o papa Leão XIV presidiu a Santa Missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em uma cerimônia marcada por forte apelo pastoral e espiritual. A data, também dedicada à oração pela santificação do clero, foi ocasião para a ordenação de 32 novos presbíteros. Dom Mário Antonio participou da celebração juntamente com os padres da Arquidiocese que o acompanham no Jubileu da Encarnação para presbíteros.

“Hoje, dia de rezar pela santificação dos sacerdotes, rezei pelos padres da Arquidiocese de Cuiabá, juntamente com os padres que estão aqui comigo”, afirma dom Mário Antonio.

Papa Leão XIV na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Durante a homilia, o pontífice ressaltou a figura de Deus como pastor cuidadoso, que dirige atenção especial aos mais necessitados. A liturgia reforçou esse chamado, convidando os fiéis a confiarem plenamente em Deus, com a certeza de que o Senhor não abandona os seus.

Leão XIV fez referência ao Evangelho do dia, no qual Jesus deixa as noventa e nove ovelhas para ir em busca da que se perdeu. Ao comentar a passagem, o papa pediu que os novos padres, assim como os bispos, cardeais e presbíteros presentes, sejam pastores à imagem de Cristo: dispostos a carregar nos ombros as ovelhas feridas, acolher quem se afasta e conduzir todos ao caminho da salvação.

“O amor precisa se tornar ato concreto”, afirmou o papa, ao destacar que tanto bispos quanto padres devem olhar com atenção para as necessidades do rebanho. Segundo ele, perdoar, acolher e guiar são gestos inseparáveis do ministério sacerdotal.

Padre da Arquidiocese de Cuiabá e Dom Mário, em Roma

A celebração, realizada em pleno ano jubilar, reforçou a missão da Igreja como fermento de reconciliação para o mundo. No encerramento da missa, Papa Leão exortou os presentes a viverem como autêntica Igreja de Cristo: unida, portadora da paz e sinal do Ressuscitado para todos.

Além de dom Mário e dos seminaristas Pedro Henrique e Luis Felipe, faz parte da comitiva de sacerdotes da Arquidiocese de Cuiabá os padres: Deoni Alexandrino, Raul Felipe Berto, Daniel Bezerra, Ernildo Batista, Diogo Monteiro, Cauê Viudes, Wellynthon Jonny e Dener Jacob.

Autor:

Compartilhar:

Tags: