A Paróquia Nossa Senhora da Guia, situada em Várzea Grande, foi fundada em 06 de abril de 1953, para redistribuir as paróquias da região de Várzea Grande. O aumento da população no município favoreceu ao crescente número de fiéis da região, que há muito tempo manifestavam sua devoção à Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora da Guia. Com o apoio da comunidade, a paróquia logo se tornou um ponto de referência para a cidade, oferecendo um local para celebrações e atividades pastorais que fortaleceram a fé e os laços comunitários.
Ao longo dos anos, a Paróquia Nossa Senhora da Guia passou por diversas fases de expansão e melhorias, fruto da dedicação dos paroquianos e do comprometimento dos sacerdotes que por todos passaram. Além das celebrações eucarísticas, a paróquia tornou-se sede de grupos de oração, catequese e movimentos pastorais que evangelizam e acolhem os fiéis, especialmente jovens e famílias. A imagem de Nossa Senhora da Guia, que ocupa lugar de destaque na igreja, e também é a padroeira do município, é um símbolo de proteção e cuidado materno, inspirando os fiéis a seguirem o exemplo de fé e dedicação a Cristo.
Hoje, a Paróquia Nossa Senhora da Guia continua a desempenhar um papel central na vida religiosa de Várzea Grande. A Igrejinha de Nossa Senhora da Guia, no centro da cidade, é patrimônio e a comunidade se reúne para pequenas celebrações. A cidade de Várzea Grande acolhe os paroquianos na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Ali são realizadas as missas, sacramentos, grupos de apoio e eventos religiosos, a paróquia mantém viva a missão de evangelização e serviço à comunidade, transmitindo os valores cristãos e o amor de Maria. Esse compromisso renovado fortalece constantemente a paróquia como um espaço de acolhimento, esperança e fé, guiando sua fé na jornada espiritual e na vivência dos ensinamentos de Cristo.