
Nos dias 13 e 14 de setembro de 2025, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) do Regional Oeste II da CNBB realizou, no CENE Cuiabá (Centro Nova Evangelização), uma assembleia que reuniu coordenadores e agentes de várias dioceses do Mato Grosso. O encontro teve como objetivo avaliar a caminhada da pastoral, refletir sobre sua missão evangelizadora e definir prioridades para o próximo triênio.
A abertura aconteceu no sábado (13), com a acolhida feita pelo padre Reinaldo, secretário do Regional Oeste II da CNBB, seguida pela palavra de Dom Paulo, bispo referencial para a comunicação, e do assessor do regional, Pe. Renan Dantas (Diocese de Juína). Eles deram as boas-vindas às dioceses de Sinop, Diamantino, Cáceres, Juína,
Barra do Garças, Rondonópolis/Guiratinga, Primavera do Leste, Paranatinga e à Arquidiocese de Cuiabá. Na ocasião, foi apresentada oficialmente a coordenação regional, composta por Dom Paulo Renato (bispo referencial), Pe. Renan Dantas (assessor eclesiástico) e Caline (coordenadora).


Na primeira plenária, o Pe. Renan apresentou uma pesquisa que levantou a realidade da PASCOM no Regional. Os dados mostraram avanços significativos na evangelização pelas redes sociais e apontaram desafios, como a necessidade de maior espiritualidade, formação, recursos e compromisso dos agentes. “A atuação da PASCOM tem sido muito boa e o crescimento é visível, mesmo diante das dificuldades”, destacou o sacerdote.
Refletindo sobre esses desafios, Dom Paulo recordou a missão essencial da comunicação eclesial: “A PASCOM não é apenas um serviço de transmissão de informações, mas um caminho de reevangelização. Quando comunicamos, devemos fazê-lo com coração missionário, colocando a Palavra de Deus no centro, pois é ela que transforma as
realidades”.


A segunda plenária foi conduzida pelo Pe. Tiago Sibula da Silva, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB e sacerdote da Diocese de Toledo (PR). Com formação em Filosofia e Teologia, além de especialização em Comunicação Social pela PUC-PR, o padre possui ampla experiência pastoral e acadêmica, atuando como professor e colaborador em processos formativos para agentes de comunicação em todo o país.
Inspirado na passagem bíblica de Marta e Maria, Pe. Tiago alertou para o risco de uma pastoral “apenas operativa”, sem espiritualidade: “A PASCOM é dimensão essencial da missão evangelizadora da Igreja. Sua comunicação não é neutra, mas testemunho vivo de fé e encontro com Cristo”. Ele também recordou os apelos do Papa Francisco por uma Igreja em saída, mais humana e próxima, destacando que a comunicação eclesial deve promover comunhão,
visibilidade e presença missionária, dentro e fora do ambiente digital.
Durante o encontro aconteceram três plenárias e momentos de partilha em grupos, onde os participantes puderam escutar, discernir e refletir sobre a caminhada da PASCOM. Como verdadeiros comunicadores peregrinos da esperança, os pasconeiros de diversas dioceses trouxeram anseios e respostas que irão orientar a missão da pastoral no Regional Oeste II.


pastoral.
A Assembleia foi concluído com a bênção de envio do assessor da PASCOM do Regional, Pe. Renan Dantas, que motivou e animou os agentes a serem verdadeiros peregrinos da esperança, levando a comunicação como serviço missionário em suas comunidades.

