Ouça agora

Notícias

Pastoral Carcerária realiza Encontro com foco na espiritualidade e no Ano Jubilar

Missa com membros da Pastoral Carcerária

A sede da CNBB Regional Oeste 2, em Cuiabá, acolheu nos dias 5 e 6 de abril, o Encontro Regional da Pastoral Carcerária de Mato Grosso. O Encontro reuniu agentes da pastoral, padres, seminaristas e religiosas para momentos de formação, espiritualidade e partilha de experiências.

Com o tema “Espiritualidade e Propósitos da Pastoral Carcerária no Ano Jubilar”, o encontro teve como proposta renovar a missão dos que atuam junto às pessoas privadas de liberdade, à luz da misericórdia e da justiça do Evangelho. Momento significativo, especialmente neste ano em que a Igreja se prepara para o Jubileu de 2025, convocado pelo Papa Francisco com o lema “Peregrinos de Esperança”.

Membros da Pastoral Carcerária de MT

Presente no Encontro, a Irmã Petra Silvia Pfaller, coordenadora nacional da Pastoral Carcerária, acompanhou de perto os trabalhos e partilhas das experiências com os participantes. Referência no compromisso com a dignidade humana no sistema prisional, Irmã Petra destacou a importância da espiritualidade como força que sustenta a missão dos agentes.

Durante o encontro, os participantes refletiram também sobre os desafios atuais do sistema prisional mato-grossense e a urgência de uma atuação pastoral profética e humanizadora. A Pastoral Carcerária é um serviço da Igreja que atua na promoção da dignidade, na escuta e na defesa dos direitos das pessoas presas. Em Mato Grosso, está presente em várias dioceses e conta com o empenho de dezenas de voluntários que dedicam tempo e coração para levar a presença fraterna de Deus aos encarcerados.

O encontro terminou com a celebração da Santa Missa e o envio missionário dos participantes para continuarem sua missão nas unidades prisionais do estado, guiados pela esperança do Jubileu e pela certeza de que a misericórdia é o caminho para a verdadeira libertação. Além disso, um calendário está sendo preparado para que a peregrinação seja também uma conquista para os privados de liberdade.

Encontro Regional da Pastoral Carcerária

Autor:

Compartilhar:

Tags:

Categoria A