A Pastoral Arquidiocesana da Ecologia Integral, realizou neste domingo (27), um dia de aprofundamento espiritual e integral, para os membros voluntários da Pastoral e com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Mário Antonio, e dos padres Deusdedit Monge e Aloir Pacini.
A Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema: Fraternidade e Ecologia Integral, foi um dos pontos abordados neste dia. Além disso, foram levantadas discussões sobre as necessidades do planeta, de nossas realidades locais, e também dinâmicas que proporcionaram um entendimento ampliado sobre a realidade integral de nossa sociedade.
Padre Aloir Pacini e padre Jesuíta e foi um dos convidados para falar sobre os documentos do Papa Francisco, especificamente sobre detalhes do Sínodo da Amazônia. “O documento Querida Amazônia nos ajuda a pensar, de forma concreta, sobre nossa missão de cuidado com todas as criaturas, sem desprezar a vida. É um cuidado integral!” afirma padre Aloir.
Dom Mário Antonio, Arcebispo de Cuiabá, trouxe a tona a importância de, mesmo com o falecimento do Papa Francisco, seguir o calendário de formação.” Manter o retiro, neste domingo da Misericórdia, é honrar o legado do Papa Francisco. Não reduzindo – o ao cuidado com a ecologia, mas reforçando a Casa Comum, o cuidado integral”, destaca o arcebispo.
Padre Deusdedit Monge, Cura metropolitano e vigário-geral da Arquidiocese de Cuiabá, celebrou a Santa Missa, no encerramento das atividades. Além disso, como gesto concreto, os membros da Pastoral plantaram uma muda de árvore, simbolizando e homenageando o Pontífice. O dia de hoje foi oportunidade de abordar as necessidades do planeta, na realidade que estamos vivendo, e como igreja, juntos, planejarmos as ações que serão tratadas num futuro próximo.